Dissertações defendidas
| Aluno | Título | Data de defesa |
|---|---|---|
| THAYARA VIEIRA TELLAROLI PANDOLFI | CONSTRUÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS SOBRE FUNÇÕES ORGÂNICAS APLICANDO A ABORDAGEM STEAM | 29/09/2025 |
| VITOR ANDRÉ DE SOUZA | O USO DOS RELATOS DE VIAJANTES DO SÉCULO XIX NO ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL DO MUNICÍPIO DE LINHARES -ES | 08/09/2025 |
| FERNANDA DA SILVA VIANA | PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS EM UMA ESCOLA DE ASSENTAMENTO | 24/06/2025 |
| RAIANE CAPELLINI | INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE LINHARES, ESPÍRITO SANTO | 03/06/2025 |
| PRISCILA FARIA MORAES | AS PERSPECTIVAS E OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM UMA UNIDADE ESCOLAR DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO | 02/06/2025 |
| MILKA CHRISTINE GODINHO LOUREIRO JACOBSEN | “Ensino da História do Brasil da Primeira República (1889-1930): uma experiência didática com o uso da fotografia | 30/05/2025 |
| JOANA DE LIMA MORAES | TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS: CONCEPÇÕES DOCENTES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA | 26/05/2025 |
| ALLAN RODRIGUES BATISTA | FORMAÇÃO E PRÁTICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROLICEN NA REGIÃO NORTE DO ESPÍRITO SANTO | 22/05/2025 |
| AMANDA FREITAS CAZADINE | Investigado o Uso do Chatgpt no Ensino da Proporcionalidade para Alunos do 1º Ano do Ensino Médio de um Instituto Federal do Norte do Espírito Santo | 21/05/2025 |
| LETÍCIA GIUBERTI BORGHI | RAÍZES, TAMBORES E FRUTOS: A ESCOLA DE ARTE DO INSTITUTO CULTURAL TAMBOR DE RAIZ | 16/05/2025 |
| FLAVIO MARTINS FUNDÃO VIEIRA | ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL EM PERSPECTIVA: O CASO DA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO E O ANTIGO TRAPICHE | 30/04/2025 |
| CLEIDE CORDEIRO DA ROCHA | O TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS NA ALFABETIZAÇÃO: ANÁLISE DAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO ESCRITA E DAS INTERVENÇÕES DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | 28/04/2025 |
| LEILIANY APARECIDA DE SOUZA ROLIM | A LEITURA DE INFOGRÁFICOS SOB À LUZ DOS MULTILETRAMENTOS E DA ABORDAGEM MULTIMODAL | 03/04/2025 |
| LENISE QUEIROZ PEREIRA | ALMIR QUEIROZ E AS ÁGUAS DO RIO CRICARÉ: INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA FREIRIANA NO ENSINO DE CIÊNCIAS À LUZ DA ABORDAGEM CTSA | 28/03/2025 |
| DÉBORA BRUMATTI COUTINHO MESSIAS | O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE UM ALUNO COM TRANSTORNO MENTAL INSERIDO NO NEEJA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS INCLUSIVAS | 25/03/2025 |
| ELOISA DOS SANTOS ROSA | A PRODUÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA | 19/03/2025 |
| ANA LUCILA RIBEIRO DANTAS FAGUNDES LEITE | A CONFIGURAÇÃO DA POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Um olhar para o Nordeste Capixaba | 18/03/2025 |
| MÁRCIA MURICÍ REDIVO BARBOSA | PROJETO DE VIDA NO ENSINO MÉDIO: ENTRE ORIENTAÇÃO DOS ESTUDANTES E/OU EDUCAÇÃO INSTRUMENTALIZADORA – PERCEPÇÕES EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO MATEUS/ES | 20/12/2024 |
| FABIANA FERREIRA PINHEIRO | EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA GARANTIA DO ATENDIMENTO ESPECIALIZADO | 18/12/2024 |
| MARINETE SANTANA WUTKE WELMER | TIKTOK NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FRAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL | 18/12/2024 |
| PATRICK GABRIELLI ALVES | IDENTIDADE CULTURAL E O CONGO CAPIXABA DE CARIACICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DA PRESCRIÇÃO AO DIÁLOGO DOCENTE COLABORATIVO. | 05/12/2024 |
| JURANDIR CARDOSO DOS SANTOS JUNIOR | (MULTI)LETRAMENTOS, MULTIMODALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DA EXPRESSÃO TEÓRICA À POSSIBILIDADE PRÁTICA COM ESTUDANTES DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 29/11/2024 |
| GISELI WILL | A QUÍMICA DOS PLÁSTICOS: IMPACTOS E CONSCIENTIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA | 29/11/2024 |
| ANTONIO MARCOS ROCHA DA SILVA | POVOS INDÍGENAS EM LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DO LIVRO DE HISTÓRIA DO 4º ANO NO MUNICÍPIO DE LINHARES/ES | 29/11/2024 |
| RENAN ELVIS CRIVELLARO | CONTRIBUIÇÕES FILOSÓFICAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA ESPECÍFICA DE EDUCADORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO | 27/09/2024 |
| ANTONIO MARCOS FERREIRA DA SILVA | O ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS INDÍGENAS NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA DE ENSINO MÉDIO ALDEIA CAIEIRAS VELHA-ES |
03/09/2024 |
| PATRICIA BISPO DA SILVA | A HISTÓRIA E A CULTURA PATAXÓ: UM ESTUDO DAS NARRATIVAS DE ESTUDANTES EM PRADO/BAHIA | 28/08/2024 |
| KARLAMARA MIRÂNDOLA DA PAIXÃO LIMA | “Do diálogo dos documentos oficiais dos professores de Língua Portuguesa ao seu ensino: um estudo de caso da Rede Municipal de ensino de São Mateus.” | 23/08/2024 |
| ALINE BAZONI MOURA DE CARVALHO | TRABAHANDO A CULTURA MAKER NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUÇÃO DE MICROSCÓPIOS CASEIROS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CÉLULAS POR INVESTIGAÇÃO | 13/08/2024 |
| MARIANGELA SILVA SOUZA | O MODELO TPACK EM UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE TEIXEIRA DE FREITAS/BA | 31/07/2024 |
