Histórico
O Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) está situado entre duas macrorregiões do Espírito Santo: a macrorregião Norte e a Noroeste. Por meio de sua localização geográfica o Ceunes apresenta uma abrangência que se alarga ao sul da Bahia e ao leste de Minas Gerais.
O Ceunes foi criado em 17 de novembro de 2005 pela Resolução Nº 01/2005, partindo de uma decisão conjunta dos membros do Conselho Universitário (CUn) e dos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). A criação do Ceunes faz parte das ações do Plano de Expansão e Consolidação da Interiorização Presencial da Ufes que foi elaborado para atender às exigências do Programa de Expansão das Instituições Federais de Ensino Superior do Ministério da Educação. O Plano de Expansão e Consolidação da Interiorização Presencial da Ufes foi aprovado no dia 08 de novembro de 2005 e oficializado pelo Conselho Universitário por meio da Resolução Nº. 43/2005. O principal objetivo do Plano de Expansão e Consolidação da Interiorização Presencial da Ufes foi a elaboração de dois projetos, sendo o primeiro voltado para a criação de um novo Centro Universitário no Norte Capixaba na cidade de São Mateus que recebeu a denominação de Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes). O segundo projeto focalizou na ampliação da oferta de vagas e de cursos no Centro de Ciências Agrárias localizado no município de Alegre, já existente no sul do Estado. Assim, o Ceunes foi criado com objetivo consolidar a oferta do ensino público superior na região norte do Estado, iniciando seu funcionamento em 07 de agosto de 2006.
Com o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), definido pelo Decreto Nº. 6.096 de 24 de abril de 2007, o Ceunes consolidou a política nacional de expansão da educação superior pública e, dentro dessa perspectiva, no dia 02 de maio de 2007, por meio da Portaria Nº. 008/2007, criou a Comissão Especial para elaborar uma proposta de Plano de Reestruturação e Expansão. A referida Comissão teve como meta criar os seguintes cursos: Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Física e Licenciatura em Química com o horário de funcionamento para o período noturno. Para o desenvolvimento e suporte das licenciaturas ficou como responsabilidade da Comissão estabelecer um plano de elaboração e planejamento para Criação do Departamento de Educação e Ciências Humanas (DECH).
Em 2008 foi criado através da decisão 106 do Conselho Departamental do Ceunes o Departamento de Educação e Ciências Humanas com o objetivo inicial de dar suporte acadêmico nas áreas de educação e ciências humanas aos recém criados cursos de licenciatura em Matemática, Física, Ciências Biológicas e Química e aos demais cursos existentes no Ceunes. Ainda, nesta decisão, ficava a cargo deste departamento construir uma proposta para um curso de pós-graduação.
Inicialmente, os primeiros professores do DECH, incentivados pela premissa do incremento da qualidade de ensino na região e pela demanda da realidade, construíram a proposta do Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica, que se iniciou em 2010. O Curso de Especialização se configurou como uma oportunidade de acesso ao conhecimento, reflexão e transformação da prática docente para muitos professores da região de São Mateus e adjacências.
Dentro desse contexto histórico coube ao DECH elaborar uma proposta de Curso de Mestrado Acadêmico na área de Ensino, focalizando o Ensino na Educação Básica, o que permitiu prosseguimento ao acesso e permanência no Ensino Superior para a população regional circundante ao Ceunes, bem como a promoção da produção do conhecimento, reflexão e transformação da prática docente.
Delineado por esse histórico, o DECH avança em seu percurso, elaborando sua Proposta de Mestrado Acadêmico em Ensino na Educação Básica, baseando-se na complexidade regional de São Mateus e adjacências. A organização e estrutura do Ceunes e a oferta de cursos de Licenciaturas em Matemática, Ciências Biológicas, Física e Química por parte de outros departamentos, bem como a existência do Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica, possibilitaram a iniciativa de construir uma proposta de mestrado na grande área Multidisciplinar, focalizando a área de Ensino.
A Proposta de Mestrado Acadêmico logrou êxito junto à Capes, que aprovou o curso em 01 de janeiro de 2014, iniciando no mesmo ano a primeira turma de mestrandos, com as primeiras defesas acontecendo no final de 2015.
Essa iniciativa multidisciplinar buscou contemplar a diversidade do corpo docente do DECH e a aproximação com os seus pares, formando uma conexão/parceria com os docentes de outros departamentos. Aos docentes do DECH somaram-se outros do Ceunes que contribuíram significativamente para a implementação do programa. Assim, além dos docentes do Departamento de Educação e Ciências Humanas, contou-se inicialmente com a efetiva participação de docentes vinculados aos seguintes departamentos: Departamento de Ciências Naturais (DCN-CEUNES); Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas (DCAB-CEUNES); Departamento de Matemática Aplicada (DMA-CEUNES); Departamento de Engenharias e Tecnologias (DETEC-CEUNES).
Atualmente, o Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica conta com docentes vinculados aos Departamentos de Educação e Ciências Humanas (DECH), Ciências Naturais (DCN-CEUNES) e Matemática Aplicada (DMA-CEUNES).
Caracterização do curso
O PPGEEB propõe a investigação e o aprofundamento das dimensões que configuram o ensino nas áreas do conhecimento que integram a Educação Básica e tem como foco a área de formação do professor e as práticas de ensino voltadas à produção de material didático. Objetivamos a contextualização do ensino por meio da articulação do saber específico e pedagógico viabilizado pela transposição didática. Dentro dessa ótica a produção do conhecimento e a formação a ser instituída estarão estreitamente relacionadas com os processos de ensino e aprendizagem praticados nos espaços escolares, contribuindo para a inovação e qualificação da prática docente.
Objetivos do curso
O curso de Mestrado Acadêmico em Ensino na Educação Básica elaborado considerando a grande lacuna existente no que tange a oferta de cursos em nível stricto sensu na região atendida pelo Ceunes. Dessa forma o Curso de Mestrado objetiva, principalmente, suprir essa lacuna, oferecendo um espaço de formação e produção de conhecimento na área do ensino para os professores que atuam na Educação Básica no Norte do Espírito Santo, Sul da Bahia e Leste de Minas Gerais.
Além desse público o Curso de Mestrado se propõe a abrir espaço para os licenciados e bacharéis que atuam no Ensino Superior que apresentem como foco de suas pesquisas questões pertinentes ao ensino na Educação Básica. Trata-se de um curso inédito na região e sua importância se edifica à medida que sua estrutura subsidia o desenvolvimento e melhoria da prática do Ensino de profissionais que estejam envolvidos com as questões que perpassam o ensino na Educação Básica. Destacamos que a região apresenta uma grande diversidade cultural marcada pela presença de Comunidades Indígenas e Quilombolas, apresentando por essa diversidade cultural, projetos sociais focalizando a prática docente em espaços não formais de ensino. Deste modo o Mestrado Acadêmico em Ensino fomentará, também, projetos de pesquisas que visem à investigação de práticas de ensino que contemplem essa diversidade cultural nos espaços formais e não formais.
Assim, o Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino na Educação Básica visa direcionar o trabalho de pesquisa à produção de novos conhecimentos, técnicas e soluções de problemas. Dentro dessa perspectiva, o curso, busca possibilitar uma postura crítica, reflexiva e ética nos alunos da pós-graduação para o progresso da ciência, da tecnologia e da cultura no âmbito local, regional, nacional e internacional. Para que isso se consolide temos por alvo os seguintes objetivos:
- Capacitar profissionais para o desenvolvimento de pesquisas que focalizem a aplicação do conhecimento nos processos educacionais e produção de recursos didáticos para a demanda dos espaços escolares, pautados pela ética e atitude reflexiva.
- Qualificar profissionais que estejam em exercício aprimorando os conteúdos específicos e didáticos relativos ao ensino de Matemática, Física, Ciências Biológicas, Química e Ciências Humanas e Sociais.
- Promover a reflexão acerca das concepções teóricas relativas à prática do ensino, aprendizagem e conhecimento.
- Fomentar o desenvolvimento de condutas intelectuais e socioculturais, situando a escola como um espaço legítimo de formação de cidadania e de transformação social;
- Estimular a reflexão dos profissionais para compreensão da relação entre produção de conhecimentos científicos e as possibilidades de intervenção no processo ensino-aprendizagem, visando à inovação e transformação das práticas.
- Instigar a busca de novas metodologias de ensino e recursos didáticos tendo como referência as especificidades sociais, econômicas, culturais e ambientais que permeiam a realidade da Região Norte do Espírito Santo e adjacências.
- Promover a aproximação e o diálogo entre o espaço acadêmico e o espaço escolar formal e não formal, por meio de pesquisas que contemplem questões advindas das reflexões da prática profissional.
- Consolidar o diálogo das práticas de ensino mediadoras com os vários campos de conhecimento na dinâmica do processo educacional em espaços formais e não formais.
Histórico do conceito CAPES do programa
Avaliação Quadrienal 2013-2017: Conceito CAPES 3
Avaliação Quadrienal 2017-2020: Conceito CAPES 4