Citologia no ensino fundamental: dificuldades e possibilidades na produção de saberes docentes

Nome: Jane Victal do Nascimento
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 23/03/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Andrea Brandão Locatelli Co-orientador
Karina Carvalho Mancini Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Andrea Brandão Locatelli Coorientador
Gustavo Machado Prado Examinador Interno
Karina Carvalho Mancini Orientador
Karina Schmidt Furieri Examinador Externo

Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo investigar o ensino de Citologia e os Saberes Docentes mobilizados em Escolas de Ensino Fundamental, no município de São Mateus (ES). Foram discutidas possibilidades para a contextualização do conteúdo ‘célula’ como alternativa para melhor compreensão desse conceito abstrato. Para tanto, foram utilizadas perspectivas teóricas de Gauthier, Tardif e Pimenta. A pesquisa foi organizada em três etapas: (1) levantamento das metodologias utilizadas em 12 escolas das redes municipal, estadual e privada; (2) socialização de alternativas para o ensino contextualizado de célula, através da realização de uma oficina de atualização pedagógica e (3) intervenção em uma escola municipal. A pesquisa teve como instrumentos de apreensão e produção de dados a aplicação de questionários, registro em diário de campo e entrevista semiestruturada. A maioria das escolas investigadas carece de estrutura que subsidie o ensino de Ciências, principalmente as escolas municipais, diferente do que é observado na rede privada. A análise dos dados aponta que os saberes curriculares exercem grande influência na determinação do ensino de Citologia descontextualizado e restrito à introdução de conteúdos biológicos. A parceria Universidade e Escola constitui uma alternativa para suprir a carência de equipamentos para realização de aulas de microscopia. O ensino de célula pode ser contextualizado, resultando em uma melhor aprendizagem quando este conteúdo é relacionado a outros temas biológicos. A intervenção possibilitou a identificação de saberes mobilizados durante a ação docente e sua reelaboração a partir da reflexão na e com a prática.

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