EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA GARANTIA DO ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
Nome: FABIANA FERREIRA PINHEIRO
Data de publicação: 18/12/2024
Banca:
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Papel |
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ISABEL MATOS NUNES | Presidente |
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI | Examinador Interno |
ROSANGELA GAVIOLI PRIETO | Examinador Externo |
Resumo: A Educação em Tempo Integral e a Educação Especial são políticas públicas em contexto de disputas, e no cenário educacional, é preciso garantir um espaço maior de discussão e análise de possíveis potencialidades e fragilidades delas. Com esse compromisso, o presente trabalho propõe uma análise dos desafios e das possibilidades na garantia do Atendimento Educacional Especializado, nas escolas em tempo integral, no município de Pinheiros-ES. A pesquisa apoia-se na Sociologia Figuracional de Norbert Elias, tomando como referência pressupostos elaborados no conjunto de obras do autor, para analisar as possíveis interdependências entre indivíduo e sociedade, partindo do princípio, para fins desta análise, que são indissociá-veis. Como estratégia metodológica, foi utilizado o estudo de caso do tipo etnográfico, os instrumentos da pesquisa foram: a análise de documentos, a observação participante e a entrevista, que contaram com a participação de três diretores das escolas em tempo integral, três pedagogas e da técnica municipal de implantação das escolas em tempo integral do Sistema Municipal de Educação de Pinheiros-ES. Apropriando-se da inserção desses sujeitos, nessas políticas, buscamos contextualizar: como essas duas políticas educacionais tencionam, para além dos seus pareceres normativos; e como se configura nesses espaços a questão do acesso, da permanência e do Atendimento Educacional Especializado do estudante com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, em uma perspectiva inclusiva. Como resultado de investigação percebemos indícios de como essas duas políticas são implantadas no mesmo espaço-tempo, no município de Pinheiros, com o atendimento ao público da educação especial sendo impactado pela organização político administrativa do Sistema Municipal de Educação, denotando a necessidade de ampliação das discussões com vistas à melhoria da oferta da Educação em Tempo Integral em interface com a educação especial