A ILUSTRAÇÃO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Nome: PEDRO HENRIQUE DE SOUZA NASCIMENTO

Data de publicação: 05/12/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
KARINA CARVALHO MANCINI Orientador

Resumo: A ilustração científica é uma forma de representação visual que combina a precisão científica com técnicas artísticas. Com o objetivo principal de comunicar informações complexas de forma visualmente atraente e educativa, a ilustração cientifica desempenha um papel importante na divulgação da ciência e na apreciação da beleza e complexidade do mundo natural. No sentido de proporcionar uma visão geral da ilustração científica como dispositivo pedagógico e descrever o processo de inserção e utilização desta frente a formação de professores, esta pesquisa buscou avaliar a aplicabilidade deste nstrumento como recurso didático para o ensino. Foi desenvolvida a disciplina optativa “O desenho como instrumento de ensino e aprendizagem”, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia para compreender o papel da ilustração como instrumento didático na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. A disciplina contou com 18 pessoas matriculados regularmente, que apresentaram características variadas. Foi possível contar com a participação de graduandos em Licenciatura em Ciências Biológica, mestres e mestrandos dos programas PROFBIO/UFES e PPGEEB/UFES, doutorandos do PPGEDUCIMAT/IFES, além de professores da rede de ensino. Quanto às áreas de atuação, além de estudantes e professores de biologia, havia profissionais da área de química, linguagens e história. Constatou-se que todos os respondentes nunca haviam participado de curso de ilustração científica, porém 94% já haviam realizado algum tipo de desenho e que 64,7% já utilizaram a ilustração como instrumento de ensino. Com base nos relatos obtidos através do questionário aplicado, foi possível identificar a aplicabilidade da ilustração no processo de ensino e aprendizagem de diversos componentes curriculares. A ilustração científica, para além de sua função primordial de comunicação, pode ser tomada com grande estímulo para aulas produtivas e geradoras de resultados positivos. Essa prática pode ajudar os alunos a conectarem teorias com exemplos concretos, pois as imagens têm uma tendência a serem retidas na memória por mais tempo do que informações puramente textuais.

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