Das roças do Sapê: estudantes quilombolas, identidades e ensino de História na EEEFM "Córrego de Santa Maria", São Mateus (ES).

Nome: DIEGO ROMERITO BRAGA BARBOSA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 21/02/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIANE GONÇALVES DA COSTA Examinador Interno
JAIR MIRANDA DE PAIVA Suplente Interno
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM Orientador
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI Suplente Externo
SANDRO NANDOLPHO DE OLIVEIRA Examinador Externo

Páginas

Resumo: Aborda os possíveis diálogos e influências do ensino de História na construção identitária dos educandos/as do Ensino Médio regular da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Córrego de Santa Maria”, residentes nas comunidades remanescentes de quilombos do entorno do distrito rural de Córrego de Santa Maria, em São Mateus (ES). Fundamenta-se nas perspectivas teóricas dos Estudos Culturais e da História Cultural, assim como em referenciais das teorias curriculares pós-críticas e do multiculturalismo crítico, ao abordar a questão das identidades culturais racializadas na contemporaneidade do território quilombola do Sapê do Norte e sua produção no contexto curricular-educacional, enquanto território de disputa na produção de sentidos socioculturais. Considera para tanto os discursos produzidos nas textualidades de leis, diretrizes curriculares, projetos pedagógicos e práticas cotidianas que envolvem a “realidade” da disciplina de História no Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo, na instituição EEEFM “Córrego de Santa Maria”, pensando a territorialidade quilombola na qual está inserida. Recorrendo a diferentes metodologias qualitativas de pesquisa e análise documental, apropriados aos diferentes momentos do desenvolvimento da pesquisa, traz a “descrição densa” da abordagem gueertziana e o grupo de discussão ancorado no “método documentário” proposto por Ralph Bonhsack para a construção do corpus documental e sua análise, na busca das práticas culturais, seus sentidos e significados nas produções discursivas identitárias observadas nas falas dos/as educandos/as, no contexto do ensino do componente curricular História.

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