Das roças do Sapê: estudantes quilombolas, identidades e ensino de História na EEEFM "Córrego de Santa Maria", São Mateus (ES).
Nome: DIEGO ROMERITO BRAGA BARBOSA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 21/02/2017
Orientador:
Nome | Papel |
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MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ELIANE GONÇALVES DA COSTA | Examinador Interno |
JAIR MIRANDA DE PAIVA | Suplente Interno |
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM | Orientador |
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI | Suplente Externo |
SANDRO NANDOLPHO DE OLIVEIRA | Examinador Externo |
Páginas
Resumo: Aborda os possíveis diálogos e influências do ensino de História na construção identitária dos educandos/as do Ensino Médio regular da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Córrego de Santa Maria, residentes nas comunidades remanescentes de quilombos do entorno do distrito rural de Córrego de Santa Maria, em São Mateus (ES). Fundamenta-se nas perspectivas teóricas dos Estudos Culturais e da História Cultural, assim como em referenciais das teorias curriculares pós-críticas e do multiculturalismo crítico, ao abordar a questão das identidades culturais racializadas na contemporaneidade do território quilombola do Sapê do Norte e sua produção no contexto curricular-educacional, enquanto território de disputa na produção de sentidos socioculturais. Considera para tanto os discursos produzidos nas textualidades de leis, diretrizes curriculares, projetos pedagógicos e práticas cotidianas que envolvem a realidade da disciplina de História no Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo, na instituição EEEFM Córrego de Santa Maria, pensando a territorialidade quilombola na qual está inserida. Recorrendo a diferentes metodologias qualitativas de pesquisa e análise documental, apropriados aos diferentes momentos do desenvolvimento da pesquisa, traz a descrição densa da abordagem gueertziana e o grupo de discussão ancorado no método documentário proposto por Ralph Bonhsack para a construção do corpus documental e sua análise, na busca das práticas culturais, seus sentidos e significados nas produções discursivas identitárias observadas nas falas dos/as educandos/as, no contexto do ensino do componente curricular História.