Mal-estar na educação infantil no Município de São Mateus, ES: Resgate Histórico

Nome: Rosimeri Maria de Jesus
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/12/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Regina Celia Mendes Senatore Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Ailton Pereira Morila Examinador Interno
Regina Celia Mendes Senatore Orientador
Rita de Cassia Cristofoleti Examinador Externo

Resumo: A Educação Infantil do município de São Mateus - ES vem sendo construída por meio de “mitos”. Tais mitos vão sendo evidenciados nos Projetos Político e Pedagógicos (PPP’s) dos dezenove Centros de Educação Infantil Municipais (CEIM’s) pesquisados, o que possibilita compreender a Educação Infantil a partir do seu lugar, trazendo em sua história peculiar uma marca de luto e de luta que tem como reflexo a constituição histórica do seu próprio município. O sentimento de “mal-estar” vai surgindo na medida em que os PPP’s dos respectivos CEIM’s tentam justificar suas ações pedagógicas e essas são confrontadas com os documentos oficiais da Educação Infantil desde a esfera Municipal até a Nacional. Da mesma forma foi apontada a complexa relação do professor, em especial o da Educação Infantil, associando a sua tarefa que em alguns momentos demonstra ser “dificílima” como um reflexo da própria constituição histórica da Educação Infantil na cidade de São Mateus-ES que se constrói no reflexo da sua própria história de 472 anos.

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