Apresentação
Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) da Ufes
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Nessa linha são contemplados estudos que focalizem as práticas de ensino, a produção de recursos didáticos, as metodologias de ensino, os processos de formação de professores em Física, Química, Ciências Biológicas e Matemática, considerando seus saberes específicos e contextualização do ensino. Investiga as concepções teóricas que fundamentam essas áreas do conhecimento e as suas relações com a sociedade, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
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Nessa linha são contemplados estudos que focalizem as concepções teórico-metodológicas, as práticas de ensino e aprendizagem em Ciências Humanas e Sociais, considerando os processos sociais e suas relações com a diversidade. Investiga os aspectos históricos e culturais que configuram as práticas escolares, a produção de recursos didáticos e a formação de professores. Abrange também as concepções e formas de gerenciamento de recursos públicos na Educação Básica.
O Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/CEUNES/UFES) está estruturado a partir de uma área de concentração: Ensino. Deste modo, norteado por uma perspectiva multidisciplinar, o programa caracteriza-se por propor a investigação e o aprofundamento das múltiplas dimensões que configuram o ensino nas áreas do conhecimento que integram a Educação Básica.
Dentro dessa ótica, a produção do conhecimento e a formação a ser instituída estão estreitamente relacionadas com os processos de ensino e aprendizagem praticados nos espaços escolares e as suas articulações com as dimensões sociais, políticas, históricas e culturais.
Assim, o programa tem como missão a formação de professores/pesquisadores a partir do desenvolvimento de pesquisas voltadas para os espaços escolares, fortalecendo os vínculos entre ensino e pesquisa e contribuindo para a inovação e qualificação da prática docente.
O programa apresenta uma vocação regional, pois o estado do Espírito Santo apesar de estar localizado na região que concentra o maior número de programas de pós-graduação, a região Sudeste, não apresenta os mesmos índices dos estados vizinhos; deste modo, o PPGGEB desempenha a função de ampliar a oferta de espaços de formação para os profissionais da educação.
Se considerarmos a situação da região norte do estado, local em que está inserido o programa, as oportunidades de formação são ainda mais escassas, pois tais espaços estão localizados em sua maioria na região metropolitana da Grande Vitória.
Somente no ano de 2008 a Universidade pública se instalou efetivamente na região com a criação no ano de 2006 do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES/UFES), em 2008 vieram as licenciaturas como parte do REUNI e em 2014 a formação da primeira turma do PPGEEB.
O PPGEEB/CEUNES é o único programa acadêmico de pós-graduação voltado para às questões do ensino e da educação básica na região, e considerando a localização na fronteira entre três estados, além de atender à um público oriundo de diversos municípios do Espírito Santo, recebe alunos dos estados vizinhos, oriundos do leste de Minas Gerais e principalmente do Sul e Extremo Sul da Bahia, oriundos de municípios como Teixeira de Freitas e Itabuna. Essa região de fronteira apresenta grande similaridades históricas, sociais, culturais e ambientais que são focalizadas nas pesquisas desenvolvidas no programa.
Em consonância com a sua missão e a vocação regional o programa organiza as suas ações tendo em vista os seguintes objetivos:
- Qualificar profissionais da educação que atuem na educação básica, egressos das licenciaturas e demais pesquisadores que tenham interesse em desenvolver a investigação de temas relacionados à educação básica em suas múltiplas dimensões,
- Capacitar profissionais para o desenvolvimento de pesquisas que focalizem os processos educacionais e produção de recursos didáticos para a demanda dos espaços escolares, pautados pela ética e atitude reflexiva, aprimorando os conteúdos específicos e didáticos relativos ao ensino de Matemática, Física, Ciências Biológicas, Química e Ciências Humanas e Sociais.
- Promover a reflexão acerca das concepções teóricas relativas à prática do ensino, aprendizagem e conhecimento;
- Fomentar o desenvolvimento de condutas intelectuais e socioculturais, situando a escola como um espaço legítimo de formação de cidadania e de transformação social;
- Estimular a reflexão dos profissionais para compreensão da relação entre produção de conhecimentos científicos e as possibilidades de intervenção no processo ensino-aprendizagem, visando à inovação e transformação das práticas;
- Instigar a busca de novas metodologias de ensino e recursos didáticos tendo como referência as especificidades sociais, econômicas, culturais e ambientais que permeiam a realidade da Região Norte do Espírito Santo e adjacências;
- Promover a aproximação e o diálogo entre o espaço acadêmico e o espaço escolar formal e não formal, por meio de pesquisas que contemplem questões advindas das reflexões da prática profissional;
- Consolidar o diálogo das práticas de ensino mediadoras com os vários campos de conhecimento na dinâmica do processo educacional em espaços formais e não formais;
- Investigar os diversos aspectos históricos, políticos, econômicos, sociais e culturais que perpassam a prática de ensino na educação básica.
O programa tem sua sede em São Mateus-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Ensino na Educação Básica desde 2014 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 4 na última avaliação.
O programa já formou 264 mestres e conta com 82 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.