Laboratório de Estudos em Ensino e Aprendizagem de Línguas

Resumo: O projeto de um laboratório de Estudos em ensino e aprendizagem de línguas tem o intuito contribuir para a formação de professores de línguas e o seu ensino no contexto do norte do estado do Espírito Santo, fundamentando nas novas teorias de letramentos e multiletramentos (NEW LONDON GROUP, 2000; COPE e KALANTZIS, 2000, 2008, 2010, KRESS, 2003, GEE, 2007a, 2007b; MENEZES DE SOUZA e MONTE MÓR, 2006; LANKSHEAR & KNOBEL, 2003; LUKE & FREEBODY, 1997, SOARES, 1999, 2003) e articulado com o Projeto Nacional de Formação de Professores, Educação Crítica, Novos Letramentos e Multiletramentos, ele tem como objetivo investigar os conhecimentos locais referentes ao ensino de línguas e promover reflexões sobre os programas locais de formação inicial e continuada de professores da escola pública, uma vez que entendemos que não podemos nos distanciar das práticas atuais de ensino e aprendizagem de língua e linguagem no mundo globalizado e virtualmente conectado.

Para tanto, o projeto vislumbra a compreensão das práticas de ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa desenvolvidas por professores da escola pública juntamente com o desejo de colaborar para que as mesmas sejam objetos de reflexão e crítica fundamentadas socio-historicamente com o auxílio de epistemologias mais atuais e representativas do uso de linguagem e tecnologia na atualidade. Nessa termos, objetivamos investigar os o processos formativos dos professores de línguas das redes de ensino da Educação Básica, refletindo sobre as concepções de língua e linguagem e ensino e aprendizagem de línguas que esses sujeitos abarcam, para a proposição de projetos de pesquisa e extensão que articulem as linhas apresentadas com o referencial teórico-metodológico no ensino de línguas adicional e língua materna na educação básica.

Esses propósitos potencializam o desenvolvimento de curso de capacitação e educação continuada junto, desenvolver cursos e projetos de capacitação e educação continuada junto a professores do ensino básico; criar espaços de discussão que possam articular as diversas áreas de interesse; promover atividades que articulem a extensão, a pesquisa e o ensino para investigar sobre as políticas linguísticas-educacionais; as práticas avaliativas em contextos escolares bem como a elaboração e avaliação de materiais didáticos. Assim, tem-se como expectativa no projeto desenvolver ações que possibilitem (re)discutir o ensino de língua materna e adicional inserido em práticas sociais do uso da linguagem considerando a multiplicidade e complexidade cultural e semiótica que se manifestam tanto na escola como fora dela, mais especificamente no região norte capixaba e como o professor em formação pode se apropriar dessas questões e investigar a sua trajetória formativa e a prática docente num processo reflexivo.

Data de início: 01/03/2018
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado VANESSA TIBURTINO
Aluno Mestrado ANDRESSA BIANCARDI PUTTIN
Colaborador ELIANE GONÇALVES DA COSTA
Coordenador ZÁIRA BOMFANTE DOS SANTOS
Vice-Coordenador RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI
Acesso à informação
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