Leitura de artigos científicos: uma proposta metodológica para o ensino de química na educação básica

Nome: SILVIA PELIÇÃO BATISTA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 23/03/2016
Orientador:

Nome Papelordem decrescente
ANDREA BRANDÃO LOCATELLI Co-orientador
ANA NERY FURLAN MENDES Orientador

Banca:

Nome Papelordem decrescente
ANDREA BRANDÃO LOCATELLI Coorientador
LEILA ALEY TAVARES Examinador Externo
JAIR MIRANDA DE PAIVA Examinador Interno
ANA NERY FURLAN MENDES Orientador
CARLA DA SILVA MEIRELES Suplente Externo

Páginas

Resumo: Este estudo aborda um processo de reflexão e construção desenvolvido diante de agentes envolvidos no processo educacional (alunos e professores), que constituem as diversidades do ambiente escolar, bem como a relevância dada ao ensino de Química, descrita por meio do tempo e, ainda, diante das reformas educacionais de Gustavo Capanema e Francisco Campos. Os elementos educacionais incluem também as organizações curriculares, as avaliações do conhecimento apresentado pelos alunos e as leis que as fundamentam, a saber, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Assim, essa pesquisa pretende encontrar convergências entre os participantes do processo educativo, que se comunicam nesse ambiente escolar, para construir e desenvolver uma proposta metodológica de ensino de Química a qual pudesse relacionar esses agentes em prol da construção de conhecimentos significativos para os alunos. A realização do estudo permitiu analisar e avaliar o desenvolvimento de uma proposta metodológica, por meio da “Leitura de Artigos Científicos”, como contribuintes no processo ensino aprendizagem de Química para os alunos das séries finais do Ensino Médio. A pesquisa é de natureza interpretativa exploratória e quantitativa, orientada pelos pressupostos da pesquisa-ação. Os dados descritivos dessa pesquisa foram produzidos a partir de questionários, atividades descritivas, construção de mapas conceituais, gravações em áudios, entrevistas e vídeo- aulas. O trabalho envolveu 242 alunos de duas escolas públicas das séries finais do Ensino Médio da cidade de São Mateus-ES, no período anual entre 2014 a 2015. A principal contribuição dessa dissertação é refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas e propor, na Leitura de Artigos Científicos, uma metodologia que (re) significa, em especial, o ensino de Química. Na visão dos alunos, a proposta aproxima os conhecimentos de Química de forma significativa, com uma aceitação de 95%, contribuindo para a identificação da reprodução dos conhecimentos desse saber.

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