A sistematização dos saberes docentes na formação inicial de professores de Química na Universidade Federal do Espírito Santo
Nome: DEBORA LÁZARA ROSA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 21/03/2016
Orientador:
Nome | Papel |
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ANA NERY FURLAN MENDES | Orientador |
ANDREA BRANDÃO LOCATELLI | Co-orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANA NERY FURLAN MENDES | Orientador |
KARINA CARVALHO MANCINI | Examinador Interno |
PATRICIA SILVEIRA DA SILVA TRAZZI | Examinador Externo |
JULIANA CASTRO MONTEIRO PIROVANI | Examinador Externo |
ANDREA BRANDÃO LOCATELLI | Coorientador |
Resumo: Objetiva sistematizar os saberes que potencialmente colaboram na constituição da identidade docente, como saberes experienciais em processo, saberes da ação pe-dagógica, produção de saberes na relação interinstitucional e saberes publicizados envolvidos na formação inicial de professores de Química participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID na Universidade Federal do Espírito Santo. Por meio de Pesquisa Documental, foi realizada análise sistemática dos relatórios de atividades anuais enviados a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior - CAPES, onde foram elaboradas categorias de análise que permitiram identificar e caracterizar o desenvolvimento da identidade docente nas ati-vidades realizadas no período de 2012 a 2014, pautados na integração entre Univer-sidade/Escola Básica nos campi de São Mateus, Vitória e Alegre da UFES. As cate-gorias foram organizadas segundo a metodologia de análise de conteúdo de Bardin, permitindo tecer considerações acerca dos saberes docentes pertinentes a profissio-nalização. A análise dos resultados através do aporte teórico de autores como Gau-thier, Tardif, Maldaner, Foerste e Pimenta possibilitou a sistematização dos saberes mobilizados durante a formação inicial de professores, bem como as contribuições desses e outros saberes na formação da identidade de professores de Química. A publicização desses saberes investigados no local de trabalho dos futuros professores apresentada nos resultados, oportunizou a reflexão na ação, anunciando conhecimen-tos dantes armazenados na jurisprudência particular de cada profissional, levan-tando questões relevantes pautadas na epistemologia da prática.