A sistematização dos saberes docentes na formação inicial de professores de Química na Universidade Federal do Espírito Santo

Nome: Debora Lázara Rosa
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 21/03/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Ana Nery Furlan Mendes Orientador
Andrea Brandão Locatelli Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Ana Nery Furlan Mendes Orientador
Andrea Brandão Locatelli Coorientador
Juliana Castro Monteiro Pirovani Examinador Externo
Karina Carvalho Mancini Examinador Interno
Patricia Silveira da Silva Trazzi Examinador Externo

Resumo: Objetiva sistematizar os saberes que potencialmente colaboram na constituição da identidade docente, como saberes experienciais em processo, saberes da ação pe-dagógica, produção de saberes na relação interinstitucional e saberes publicizados envolvidos na formação inicial de professores de Química participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID na Universidade Federal do Espírito Santo. Por meio de Pesquisa Documental, foi realizada análise sistemática dos relatórios de atividades anuais enviados a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior - CAPES, onde foram elaboradas categorias de análise que permitiram identificar e caracterizar o desenvolvimento da identidade docente nas ati-vidades realizadas no período de 2012 a 2014, pautados na integração entre Univer-sidade/Escola Básica nos campi de São Mateus, Vitória e Alegre da UFES. As cate-gorias foram organizadas segundo a metodologia de análise de conteúdo de Bardin, permitindo tecer considerações acerca dos saberes docentes pertinentes a profissio-nalização. A análise dos resultados através do aporte teórico de autores como Gau-thier, Tardif, Maldaner, Foerste e Pimenta possibilitou a sistematização dos saberes mobilizados durante a formação inicial de professores, bem como as contribuições desses e outros saberes na formação da identidade de professores de Química. A publicização desses saberes investigados no local de trabalho dos futuros professores apresentada nos resultados, oportunizou a reflexão na ação, anunciando conhecimen-tos dantes “armazenados” na jurisprudência particular de cada profissional, levan-tando questões relevantes pautadas na epistemologia da prática.

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