Trabalho de Campo como Estratégia de Ensino da Geografia: Identificando a Aprendizagem Significativa

Nome: CRISTIANO OTTONI TEATINI SALLES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 21/03/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDREA BRANDÃO LOCATELLI Suplente Interno
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS Orientador
GUSTAVO MACHADO PRADO Examinador Interno
MARILUZA SARTORI DEORCE Examinador Externo
RICARDO RAMOS COSTA Suplente Externo

Resumo: Esta dissertação investiga o uso do trabalho de campo como um recurso metodológico de ensino-aprendizagem da Geografia e as potencialidades desse instrumento em promover a Aprendizagem Significativa. Consideram-se as práticas e estratégias de ensino na educação básica diante das demandas do mundo contemporâneo. Os pressupostos vêm da Geografia Humanista e da Teoria da Aprendizagem Significativa, que valorizam o trabalho de campo como instrumento de aprendizagem através das emoções e sentimentos dos alunos inseridos no espaço, principalmente em espaços não formais de educação, tendo em vista a formação de cidadãos mais críticos e conscientes. Para tanto, realizaram-se dois trabalhos de campo com alunos do ensino médio dos cursos técnico integrado do IFES (Linhares, ES). As percepções e vivências dos alunos em campo, por meio de fotos, textos, e situações de confrontamento, problemas, entrevistas e diálogos no contato direto com outras realidades, geraram dados cuja análise foi balizada pela metodologia qualitativa da Análise de Conteúdos, na identificação das condições e as evidências da Aprendizagem Significativa. Verificou-se que o trabalho de campo é eficaz no desenvolvimento do olhar crítico e investigativo, e como um procedimento relevante na constatação e produção do conhecimento de alunos e professores na promoção da Aprendizagem Significativa; a ampliação do seu uso é importante nas práticas pedagógicas de ensino, principalmente no que se refere à educação básica.

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