O TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS NA ALFABETIZAÇÃO: ANÁLISE DAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO ESCRITA E DAS INTERVENÇÕES DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nome: CLEIDE CORDEIRO DA ROCHA

Data de publicação: 28/04/2025
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ZAIRA BOMFANTE DOS SANTOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANA PIN Examinador Externo
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI Examinador Interno
ZAIRA BOMFANTE DOS SANTOS Presidente

Resumo: A presente pesquisa investigou as propostas de produção escrita no livro didático de língua portuguesa do 2º Ensino Fundamental por meio da observação da prática de alfabetizar com o texto, considerando as contribuições dos letramentos na visão de Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) e da multimodalidade por Kress (2010) para o trabalho com a linguagem. Permitiu discutir a escola como espaço social, cultural e linguístico capaz de realizar grandes transformações na vida dos seus estudantes, a partir das ideias dos estudos dos letramentos na visão de Street (2014) e Rojo (2012). Para tanto, trouxe em seu contexto as contribuições de Bakhtin (1997 e 2016), com a ideia de um sujeito que se comunica por meio de enunciados, cujos discursos são materializados através de gêneros. Além disso, aliadas a estas ideias, trouxe Vigotski (2008) com as contribuições da teoria histórico-cultural que fundamentam a aprendizagem e o desenvolvimento da criança em suas relações por meio da linguagem. Para aprofundarem estas discussões no âmbito da alfabetização, trouxe Soares (2000, 2003, 2020) ecoando sua voz para um alfabetizar letrando; Geraldi (2003, 2010) que defende uma prática de produção de texto, considerando estabelecer previamente as condições de produção; Gontijo e Schwartz (2009 e 2003), Smolka(2012) e Mortatti(2019) que sustentam uma alfabetização dialógica e discursiva da língua. Fundamentada na metodologia em base qualitativa, este trabalho realizou a pesquisa de campo em três fases: mapeamento no livro didático do 2º ano do ensino fundamental de língua portuguesa propostas de produção escrita; pesquisa referente ao lugar e o trabalho com o texto como um evento de letramento; investiga como as propostas de produções escritas são realizadas na prática da sala de aula do professor participante da pesquisa. A partir das evidências, o capítulo de análise foi desenvolvido numa postura ética e responsável. Nos diálogos realizados com a professora participante, sempre foi com um olhar sensível e acolhedor, reconhecendo que se trata de um trabalho de parceria e colaboração. A partir destas conversas, das reflexões e da observação da prática com a professora participante foi possível constatar que o trabalho com o texto na turma de alfabetização numa perspectiva discursiva ainda se trata de um sonho distante; o livro didático tem uma forte influência no trabalho do professor; alfabetizar se resume ao ato de ensinar a ler e escrever, com foco na faceta linguística. Em decorrência do tempo, foi notado uma dificuldade de uma postura crítica diante dos documentos que orientam a prática do professor, sinalizando a ausência de formações que os levem a problematizá-los. Por fim, a necessidade de ampliar mais o espaço na sala de aula para o trabalho com o texto, como elemento produtor de sentido.

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