POVOS INDÍGENAS EM LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DO LIVRO DE HISTÓRIA DO 4º ANO NO MUNICÍPIO DE LINHARES/ES
Nome: ANTONIO MARCOS ROCHA DA SILVA
Data de publicação: 29/11/2024
Banca:
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Papel |
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FRANCISCA NAVANTINO PINTO DE ÂNGELO | Examinador Externo |
GEAN PAULO GONÇALVES SANTANA | Examinador Externo |
GUSTAVO MACHADO PRADO | Examinador Interno |
JAIR MIRANDA DE PAIVA | Presidente |
MARINA RODRIGUES MIRANDA | Coorientador |
Resumo: Esta proposta de estudo aborda uma análise do conteúdo e das imagens dos povos indígenas presentes no livro didático de História da Coleção Buriti Mais, destinado as turmas de 4º ano do Ensino Fundamental I. O principal objetivo deste trabalho é realizar uma análise do conteúdo e das representações dos povos indígenas do Brasil nos livros didáticos desta coleção. Para tais conduções, a metodologia utilizada nesta pesquisa baseia-se em uma análise conteúdo de Bardin (1977) buscando evidenciar as produções textuais dos conhecimentos ideológicos e imagéticos dos povos indígenas brasileiros no livros didáticos disponibilizados, refletindo a contextualização histórica numa perspectiva decolonial (Smith, 2018) de ensino dentre outros aspectos. No geral, esse estudo busca compreender as representações dos povos indígenas expressas nas obras e de como realizar os processos educativos-formativos para que os professores sejam críticos e criteriosos na escolha-seleção dos livros didáticos para que não se perpetuem imagens de povos indígenas estereotipadas. Neste contexto, esse estudo reflexivo e analítico almeja que as políticas afirmativas se atentem ao reconhecimentos destes povos no acervo didático que circulam nas escolas, que a produção de conhecimentos das obras sejam comprometidas com a afirmação histórico-cultural e social dos povos indígenas do Brasil, dimensionada para uma reparação histórica reverberando produções de conhecimentos dos povos originários do Brasil em uma dimensão contra-hegemônica na proposição de descolonizar produções de conhecimentos ampliando a consciência histórica de professores e estudantes no tratado reflexivo para a educação e povos indígenas.