POVOS INDÍGENAS EM LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DO LIVRO DE HISTÓRIA DO 4º ANO NO MUNICÍPIO DE LINHARES/ES

Nome: ANTONIO MARCOS ROCHA DA SILVA

Data de publicação: 29/11/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FRANCISCA NAVANTINO PINTO DE ÂNGELO Examinador Externo
GEAN PAULO GONÇALVES SANTANA Examinador Externo
GUSTAVO MACHADO PRADO Examinador Interno
JAIR MIRANDA DE PAIVA Presidente
MARINA RODRIGUES MIRANDA Coorientador

Resumo: Esta proposta de estudo aborda uma análise do conteúdo e das imagens dos povos indígenas presentes no livro didático de História da Coleção Buriti Mais, destinado as turmas de 4º ano do Ensino Fundamental I. O principal objetivo deste trabalho é realizar uma análise do conteúdo e das representações dos povos indígenas do Brasil nos livros didáticos desta coleção. Para tais conduções, a metodologia utilizada nesta pesquisa baseia-se em uma análise conteúdo de Bardin (1977) buscando evidenciar as produções textuais dos conhecimentos ideológicos e imagéticos dos povos indígenas brasileiros no livros didáticos disponibilizados, refletindo a contextualização histórica numa perspectiva decolonial (Smith, 2018) de ensino dentre outros aspectos. No geral, esse estudo busca compreender as representações dos povos indígenas expressas nas obras e de como realizar os processos educativos-formativos para que os professores sejam críticos e criteriosos na escolha-seleção dos livros didáticos para que não se perpetuem imagens de povos indígenas estereotipadas. Neste contexto, esse estudo reflexivo e analítico almeja que as políticas afirmativas se atentem ao reconhecimentos destes povos no acervo didático que circulam nas escolas, que a produção de conhecimentos das obras sejam comprometidas com a afirmação histórico-cultural e social dos povos indígenas do Brasil, dimensionada para uma reparação histórica reverberando produções de conhecimentos dos povos originários do Brasil em uma dimensão contra-hegemônica na proposição de descolonizar produções de conhecimentos ampliando a consciência histórica de professores e estudantes no tratado reflexivo para a educação e povos indígenas.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540