SITUAÇÕES-PROBLEMA DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO:
UM ESTUDO ACERCA DOS CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DOS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
Nome: FRANCIELY GOMES FAVERO FERREIRA
Data de publicação: 16/06/2023
Banca:
Nome | Papel |
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MOYSES GONCALVES SIQUEIRA FILHO | Examinador Interno |
VALDINEI CEZAR CARDOSO | Presidente |
VERIDIANA REZENDE | Examinador Externo |
Resumo: Considerando que os conhecimentos dos professores refletem no ensino ministrado aos estudantes, esta pesquisa, que apresenta um recorte sobre o Campo Conceitual Aditivo na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Gérard Vergnaud, parte do questionamento: Quais as contribuições de um processo de formação continuada sobre a TCC para a ampliação de conhecimentos acerca do Campo Conceitual Aditivo, por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental do norte do Espírito Santo? Na busca por responder a essa pergunta, este estudo se propõe a investigar as contribuições de um curso de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) sobre as aplicações educacionais da TCC, na ampliação de
conhecimentos acerca do Campo Aditivo, por esses professores. Os dados foram coletados a partir desse curso de extensão, com a participação de 14 professores que atuavam em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental em 9 escolas estaduais
distintas, localizadas em 6 municípios do norte do Espírito Santo, no ano de 2022. Esta pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso com a utilização de elementos da Engenharia Didática, emprega como instrumentos de coleta de dados: atividades realizadas nas escolas pelos participantes do curso, atividades desenvolvidas nos encontros presenciais, questionário e gravações em vídeo. As análises indicam que antes dos estudos sobre a TCC no curso de extensão, os problemas elaborados pelos participantes classificavam-se, em sua maioria, como protótipos, tipos mais simples dentre as categorias do Campo Aditivo. A identificação dos teoremas em ação empregados pelos professores nas resoluções revela a mobilização de teoremas verdadeiros e falsos. Uma segunda elaboração de problemas, após os estudos sobre o Campo Aditivo no curso, mostra maior diversificação das categorias. Esses resultados, bem como as análises dos professores sobre as formas de resolução de problemas desse campo por seus alunos e as respostas ao questionário sobre suas perspectivas em relação às contribuições
da TCC para a prática docente, confirmam que o curso contribuiu para a ampliação de conhecimentos sobre a TCC pelos professores, e consequentemente, para que a diversidade de situações envolvida no Campo Aditivo chegue até os estudantes para os quais lecionam.