ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS E METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Nome: FELIPE RICARDO MARCONDES DO BOMFIM
Data de publicação: 02/10/2019
Banca:
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Papel |
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ANDREA BRANDAO LOCATELLI | Examinador Interno |
GUSTAVO MACHADO PRADO | Presidente |
MARCOS DA CUNHA TEIXEIRA | Examinador Externo |
Resumo: Contando a história do currículo no Brasil, este trabalho analisou criticamente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com atenção às especificidades da área de Ciências da Natureza. Os eixos temático dessa área de ensino foram detalhados para as séries finais do ensino fundamental e, a partir dos objetivos propostos para cada ano escolar, foram elaboradas estratégias didáticas, tais como mapas conceituais, estudos de caso, experimentos práticos e sugestões de filmes, que visam auxiliar o professor apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, priorizando uma educação voltada para o desenvolvimento de habilidades. Foram sugeridas estratégias com temas que se aproximam da realidade do aluno, criando situações-problema para melhor compreensão do assunto e a sua aplicação na vida real para que, de fato, possa haver uma aprendizagem significativa.