“Do diálogo dos documentos oficiais dos professores de Língua Portuguesa ao seu ensino: um estudo de caso da Rede Municipal de ensino de São Mateus.”
Nome: KARLAMARA MIRÂNDOLA DA PAIXÃO LIMA
Data de publicação: 23/08/2024
Banca:
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Papel |
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GISELE DE FREITAS PAIVA | Examinador Externo |
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI | Examinador Interno |
ZAIRA BOMFANTE DOS SANTOS | Presidente |
Resumo: Esta dissertação intenta compreender como se tem tecido o diálogo entre o professor e o documento norteador das aprendizagens da Educação Básica (BNCC), frente a um contexto destes novos tempos de “multi’ formas de comunicação, contribuindo com debates e estudos acerca do cenário atual do ensino de língua em suas práticas sociais de leitura e escrita e para a formação do professor. Nesse sentido, por um método de base qualitativa, pela metodologia colaborativa pelo estudo de caso, a partir dos diálogos (entrevistas e estudos) entre uma professora de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de São Mateus – e a pesquisadora, faz-se uma reflexão de conceitos da pesquisa pelas lentes de impressões e perspectivas dessa participante, mas sendo voz de tantos outros professores. Para isso, articulamos-nos com a vozes teóricas de Street (2014); Neves (1990, 2000); Gualberto(2017); Santos (2020); Antunes (2003); Rojo (2012); Ribeiro, Coscarelli (2023) que defendem os novos caminhos do ensino-aprendizagem de língua(gem), inclusive refletindo-o na BNCC; e discutindo pontos relevantes da permanência do ensino com o uso da gramática, mas como complemento para desbravar os caminhos de formação e dos usos de outras linguagens tão importantes quanto ela nos processos de informar e comunicar; ouvimos ainda ecos de Calow (2005), Ribeiro (2021), Soares (2017), falando sobre multimodalidade; também com Kalantzis, Cope, Pinheiro (2020) pelos quais chegam as vozes de Kress; Van Leween (1996), refletindo as abordagens importantes de leitura e escrita que compreende a comunicação humana como multimodal, sendo os textos que nela emergem multissemióticos, solicitando multiletramentos, em voz de Rojo – sobre o funcionamento de todas as composições e suscitando a criticidade e agentividade na leitura/produção dos sujeitos em todas as linguagens - uma pedagogia baseada no design, com vistas a uma educação linguística. As compreensões finais apontam para a necessidade de formação contínua e mais qualificada do professor pelos sistemas de ensino, bem como para a condição de autonomia de cátedra do professor, tão cerceada por vias desse poder educacional