“COMO SE CRIAR?”: POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A ARQUITETURA ESCOLAR EM UMA PERIFERIA DE SÃO MATEUS/ES
Nome: MARCELO SILVA CRUZ
Data de publicação: 13/12/2023
Banca:
Nome | Papel |
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ADRIANA PIN | Examinador Externo |
ANDREA BRANDAO LOCATELLI | Presidente |
GUSTAVO MACHADO PRADO | Examinador Interno |
Resumo: “Como se criar?” Justificamos a expressão no título da nossa pesquisa, através da afirmação do filósofo e historiador francês Michel de Certeau (1925 – 1986), quando na introdução de sua obra “A Invenção do cotidiano: Artes de fazer”, propõe o retorno interno, uma volta para dentro, para o reconhecimento próprio, enquanto ruptura às formações adquiridas, buscando uma mobilização mais autônoma. Este trabalho descreve a trajetória de nossas observações enquanto pesquisador, com o propósito de compreender as relações entre a formação de professores e a arquitetura escolar em lugares periféricos, em São Mateus/ES. Buscamos na periferia os objetos para nosso exame, devido à bifurcação entre o cotidiano vivido no lugar e o movimento no ambiente escolar. Os deslocamentos dos atores sociais praticantes desses espaços e as suas histórias de vida são os elementos do nosso roteiro. Além de Certeau, utilizamos o aporte teórico de Bruno Zevi, sobre a arquitetura e os espaços; Antonio Viñao Frago e Agustín Escolano, a arquitetura escolar e a escola como cultura; Marie-Christine Josso, a formação do humano através das narrativas; Viola Spolin, jogos teatrais para o ensino.