EDUCAÇÃO DO MST E A PROPOSTA CURRICULAR EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL XIII DE SETEMBRO, SÃO MATEUS - ES

Nome: ALEILDA OUVERNEY DE SOUZA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 06/12/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GUSTAVO MACHADO PRADO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADELAR JOÃO PIZETTA Examinador Externo
ANDREA BRANDÃO LOCATELLI Examinador Interno
DAMIÁN SÁNCHEZ SÁNCHEZ Examinador Externo
GUSTAVO MACHADO PRADO Orientador

Resumo: Esta investigação tem o propósito de discutir as relações entre a organização curricular na área de ciências da natureza e as práticas pedagógicas em escolas de assentamentos/MST, a partir do processo de formação dos (as) educadores (as) de assentamentos da Reforma Agrária. Para isto, a análise parte da realidade da escola XIII de Setembro, do assentamento Córrego da Areia, município de São Mateus - ES, cujo currículo é proposto pelo Setor Estadual de Educação do MST, e, assim, adentrar nas divergências e convergências em relação ao currículo oficial do estado do Espírito Santo a partir das experiências pedagógicas vivenciadas na escola. Trata-se de um debate que surge a partir de algumas questões importantes que visam fortalecer a prática dos(as) educadores(as) das escolas de assentamento em áreas de Reforma Agrária, especialmente em ciências da natureza, e culminam nos seguintes objetivos: analisar o processo histórico, cultural e político de consolidação da escola XIII de Setembro em interface com o desenvolvimento do currículo; analisar o processo formativo dos professores da Escola XIII de Setembro diante do currículo oficial do estado do Espírito Santo e da proposta curricular proposta no Projeto de Educação do MST; analisar as relações entre as políticas curriculares do estado do Espírito Santo e a proposta curricular da Educação do MST para a área de Ciências da Natureza a partir da perspectiva da escola XIII de Setembro. Para buscar possíveis respostas, o estudo se baseou no procedimento metodológico da pesquisa-ação, resgatando documentos e entrevistando participantes da pesquisa, tendo como referencial teórico autores que têm se dedicado ao estudo da educação do campo nas últimas décadas. Também foi feita uma aproximação entre a realidade das escolas de assentamentos e as bases teóricas do etnocurrículo e etnoaprendizagem, procurando-se mostrar que propostas curriculares alternativas à oficial, além de possíveis, são desejáveis. Por fim, espera-se que este estudo possa contribuir para o debate sobre políticas curriculares voltadas para as escolas de assentamentos no estado do Espírito Santo.

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