EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUA INGLESA: REFLEXÕES A PARTIR DOS
ESTUDOS DOS LETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA DA REDE
MUNICIPAL DE SÃO MATEUS

Nome: JOEL DE JESUS JUNIOR
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/09/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ZÁIRA BOMFANTE DOS SANTOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Examinador Externo
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI Examinador Interno
ZÁIRA BOMFANTE DOS SANTOS Orientador

Resumo: O ensino de línguas conta com diferentes estudos que se dedicam a provocar
reflexões e ressignificações para essa prática (LEFFA 1988, 2009, 2012). Nesse
contexto, destacamos os estudos dos letramentos e multiletramentos (COPE;
KALANTZIS, 2009; ROJO, 2012; STREET, 2014; KAWACHI, 2015; COPE;
KALANTZIS; PINHEIRO, 2020) que sugerem a compreensão das práticas de
produção de sentido de maneira múltipla, relacionando-as aos diferentes sujeitos e
seus contextos. Essa compreensão dialoga com a ideia de multimodalidade (KRESS,
2011; STREET, 2012), uma vez que essa concepção reconhece a diversidade da
produção de sentido por modos e recursos. Diante de novas percepções, torna-se
necessário aproximarmo-nos de uma educação linguística (FERRAZ; KAWACHIFURLAN, 2018), ou seja, uma educação que propõe reflexões sobre o mundo de
maneira crítica por meio da língua, entendendo-a como processo sócio-interativo entre
os sujeitos (BAKHTIN, 2004; VYGOTSKY, 2002; FOUCAULT, 1999). Dessa forma, o
presente estudo busca conhecer a prática de um professor de Língua Inglesa da rede
municipal de São Mateus, sua concepção de língua e relação com o Programa de
Ensino. Para tanto, propomos um trabalho colaborativo com um professor de língua
inglesa tendo como referência as perspectivas dos multiletramentos a fim de
compreender as contribuições desses estudos para se (re)pensar o ensino da língua.
Nesse sentido, tivemos como ponto de partida as observações de aulas, diálogos para
compreender sua concepção de língua, sua relação com o Programa de Ensino da
rede e demais perspectivas que permeiam a prática docente (CALLOW, 2005;
CELANI, 2001; GIMENEZ, 2005; FREIRE, 1988). Os resultados apontam para a
necessidade de haver espaços para reflexão entre os educadores e movimentos de
colaboração apoiados em teorias que os ajudem a romper paradigmas como a visão
normativa da língua, imaginários sociais e também, contribuam para o exercício de
atuação nas brechas.

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