PERSPECTIVAS TEÓRICO METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE
AULAS DE CAMPO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA VISANDO A
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Nome: IVANIA DE FREITAS SOARES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 16/12/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GUSTAVO MACHADO PRADO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDREA BRANDÃO LOCATELLI Examinador Interno
DEBORA SCHMITT KAVALEK Examinador Externo
GUSTAVO MACHADO PRADO Orientador

Resumo: Esta pesquisa busca a compreensão do ensino de Ciências e Biologia praticado por
meio de aulas de campo, investigando a aplicação docente de perspectivas teóricometodológicas para seu desenvolvimento primado na Alfabetização Científica.A aula
de campo é uma estratégia de ensino formal pois está atrelada aos objetivos
curriculares. Possui um forte potencial capaz de produzir conhecimentos rompendo
o modo tradicional de ensino. O marco teórico da pesquisa foram principalmente
Sacristán, Saviani, Marandino, Krasilchik, Pozo & Crespo, Loureiro, Sasseron &
Carvalho, Auler e Delizoicov. Um estudo bibliográfico revelou que esse tipo de
estratégia é pouco adotado pelos professores de Ciências e Biologia, havendo a
predominância de estudos geográficos. A pesquisa foi aplicada com quinze docentes
de Ciências e Biologia da rede pública estadual de escolas situadas nos municípios
de São Mateus e Pedro Canário – ES. Os dados qualiquantitativos coletados na
pesquisa deu-se por meio da aplicação de questionário e entrevista aplicando-se a
metodologia qualitativa da Análise de Conteúdos. O estudo revelou uma baixa
frequência de realização de aulas de campo durante o ano letivo, embora os docentes
demonstraram muito aspectos motivacionais para realizá-la. As aulas de campo
quase sempre são realizadas em ambientes naturais e os professores exploram
conhecimentos sobre Ecologia, Botânica e Zoologia. O estudo contribuiu para indicar
os espaços na região Norte do Espírito Santo para realização de aulas de campo e
os conteúdos para serem trabalhados. O envolvimento e planejamento interdisciplinar
da aula de campo também foi indicado pelos pesquisados como crucial. Um outro
aspecto analisado foi em relação a prática das abordagens CTSA e EAC durante o
desenvolvimento da estratégia, observando que há uma lacuna na formação docente
para tais abordagens. A prática docente não tem como respaldo a Pedagogia
Histórico- Crítica. O enfoque dado ao ensino de Ciências e Biologia por meio de aulas
de campo segue um modelo tradicional e as questões sociais, históricas, culturais e
ambientais foram pouco mencionadas no contexto das respostas colhidas. O atual
ensino de Ciências e Biologia, para cumprir o papel de Alfabetização Científica deve
adotar estratégias de ensino diversas, e a aula de campo aqui debatida é um exemplo.
Para tanto, devem ser incorporados ao currículo e na prática docente os debates em
torno da educação CTSA, EAC e a PHC.

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