A PRODUÇÃO TEXTUAL NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO
PELO OLHAR DOS (MULTI)LETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE

Nome: KATELLEN DOS SANTOS SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 10/12/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ZÁIRA BOMFANTE DOS SANTOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANA PIN Examinador Externo
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI Examinador Interno
ZÁIRA BOMFANTE DOS SANTOS Orientador

Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo sobre a compreensão dos processos de
produção textual nos anos iniciais. Ancorada na perspectiva interativa da linguagem
de Bakhtin (2003), na abordagem sociossemiótica da multimodalidade (KRESS,
1997) e dos (multi)letramentos (STREET, 2014; COPE e KALANTZIS, 2008; ROJO,
2012; KLEIMAN, 1997), que projeta o olhar para o desenvolvimento das
múltiplas semioses dos textos, considerando a crescente diversidade cultural dentro
do seu uso social, buscamos refletir sobre as seguintes questões: Qual o lugar do
texto no contexto de alfabetização como possibilidade de reflexão crítica? Que
linguagens se manifestam nesses textos? Como os alunos mobilizam diferentes
modos semióticos para produzir sentidos (meaning making)? O contexto educacional
possibilita quais modos? Segundo Kress (1997), o significado não é aleatório,
entretanto é movido por interesses (design) e escolhas motivadas. Nessa perspectiva,
todos os sinais e mensagens são multimodais, levando-nos a entender que não é
somente a linguagem escrita que veicula conhecimento, mas as várias informações,
valores e ideologias que são transmitidas pelos recursos não verbais. Nesse
sentido, baseado em uma metodologia de cunho participante acompanhamos a ação
interativa produzida no contexto de uma sala de aula virtual – via Google Meet e
também na sala de aula presencial no contexto de pandemia, após a liberação do
governo municipal, com os devidos cuidados, em São Mateus/ES, identificando como
se dão as produções de textos e que linguagens são compreendidas e articuladas
pelas crianças. Para isso, acompanhamos como e quais produções apareceram,
utilizando dos seguintes procedimentos metodológicos: filmagem, fotografias,
gravações em áudio, diário de campo descritivo e entrevista semiestruturada. Como
resultado, o estudo e suas análises teóricas fomentaram reflexões sobre a importância
das práticas e eventos de letramentos no contexto da alfabetização, a partir da
necessidade de adesão às tecnologias por razões semióticas e também, políticas. As
compreensões das vivências escolares mostraram a importância de o (a) professor
(a) entender e atuar onde o texto está inscrito, tanto nos ambientes digitais ou in locu,
de tal modo que enquanto mediador (a) consegue-se uma potencialidade do estudo
da leitura e da produção textual, ao buscar uma integração dos diferentes modos que
compõe os textos circulantes em nossa sociedade.

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