Análise da percepção dos alunos do Ensino Fundamental II sobre questões ambientais relacionadas ao Rio Doce a partir do enfoque CTSA

Nome: JULIANA TEIXEIRA DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/03/2019
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
Rita de Cassia Cristofoleti Co-orientador
Paulo Sérgio da Silva Porto Orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
Simone Raquel Batista Ferreira Examinador Externo
Rita de Cassia Cristofoleti Coorientador
Paulo Sérgio da Silva Porto Orientador
Maria Alayde Alcantara Salim Examinador Interno
Ana Nery Furlan Mendes Examinador Interno

Resumo: Ao longo dos anos a Ciência vem sendo tratada como neutra, lógica e legítima, não tendo relação direta com a Tecnologia e os benefícios ou malefícios trazidos pela Sociedade em relação ao Ambiente. Uma abordagem que visa relacionar os quatro conceitos de forma equitativa é o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A visão CTSA se torna aliada da Educação para cidadania e ambas podem se complementar em seus objetivos. Dessa forma a visão dos estudantes se torna objeto de observação e analise. No seguimento dessa abordagem é possível traçar um paralelo entre a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e o movimento CTSA. Essa ligação pode ser abordada nas questões ambientais e juntas podem contribuir de forma importante para direcionar a educação rumo à formação do cidadão crítico (TEIXEIRA, 2003). Nessa mesma perspectiva, alguns autores defendem que a aprendizagem dos conteúdos escolares deve estar contextualizada e ligada aos acontecimentos que rodeiam os discentes. A presente pesquisa tem por objetivo entender, por meio da construção de um diálogo entre os campos da Educação e CTSA, como o rio Doce se apresenta como objeto múltiplo por meio da análise das perspectivas dos estudantes da E.E.E.F.M. Vila Regência em Linhares/ES, Brasil sobre questões ambientais que impactam seus cotidianos. Foi utilizada uma abordagem predominantemente qualitativa, composta por questionários, debates e observação participativa. A pesquisa foi dividida em seis momentos distintos (aplicação do questionário inicial, aulas expositivas, debate sobre os três temas; produção e apresentação de maquetes, entrevistas com avós e aplicação do questionário final. As respostas obtidas nos questionários foram distribuídas em oito categorias (Afeto (Sentimentos e Lembranças), Alimentação e Água, Fonte de renda, Lazer, Natureza, Tarefas domésticas, Turismo e Sem categoria). Por meio dessa pesquisa foi possível promover a reflexão sobre as percepções de alunos do Ensino Fundamental II sobre questões ambientais relacionadas ao rio Doce.

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