Análise da percepção dos alunos do Ensino Fundamental II sobre questões ambientais relacionadas ao Rio Doce a partir do enfoque CTSA
Nome: JULIANA TEIXEIRA DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/03/2019
Orientador:
Nome | Papel |
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PAULO SÉRGIO DA SILVA PORTO | Orientador |
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI | Co-orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANA NERY FURLAN MENDES | Examinador Interno |
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM | Examinador Interno |
PAULO SÉRGIO DA SILVA PORTO | Orientador |
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI | Coorientador |
SIMONE RAQUEL BATISTA FERREIRA | Examinador Externo |
Resumo: Ao longo dos anos a Ciência vem sendo tratada como neutra, lógica e legítima, não tendo relação direta com a Tecnologia e os benefícios ou malefícios trazidos pela Sociedade em relação ao Ambiente. Uma abordagem que visa relacionar os quatro conceitos de forma equitativa é o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A visão CTSA se torna aliada da Educação para cidadania e ambas podem se complementar em seus objetivos. Dessa forma a visão dos estudantes se torna objeto de observação e analise. No seguimento dessa abordagem é possível traçar um paralelo entre a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e o movimento CTSA. Essa ligação pode ser abordada nas questões ambientais e juntas podem contribuir de forma importante para direcionar a educação rumo à formação do cidadão crítico (TEIXEIRA, 2003). Nessa mesma perspectiva, alguns autores defendem que a aprendizagem dos conteúdos escolares deve estar contextualizada e ligada aos acontecimentos que rodeiam os discentes. A presente pesquisa tem por objetivo entender, por meio da construção de um diálogo entre os campos da Educação e CTSA, como o rio Doce se apresenta como objeto múltiplo por meio da análise das perspectivas dos estudantes da E.E.E.F.M. Vila Regência em Linhares/ES, Brasil sobre questões ambientais que impactam seus cotidianos. Foi utilizada uma abordagem predominantemente qualitativa, composta por questionários, debates e observação participativa. A pesquisa foi dividida em seis momentos distintos (aplicação do questionário inicial, aulas expositivas, debate sobre os três temas; produção e apresentação de maquetes, entrevistas com avós e aplicação do questionário final. As respostas obtidas nos questionários foram distribuídas em oito categorias (Afeto (Sentimentos e Lembranças), Alimentação e Água, Fonte de renda, Lazer, Natureza, Tarefas domésticas, Turismo e Sem categoria). Por meio dessa pesquisa foi possível promover a reflexão sobre as percepções de alunos do Ensino Fundamental II sobre questões ambientais relacionadas ao rio Doce.