CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA:
RELAÇÃO ENTRE CURRÍCULO E SABERES NA PRIMEIRA SÉRIE
DO ENSINO MÉDIO
Nome: ELIO DE ANGELES NICOLE DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 13/03/2019
Orientador:
Nome | Papel |
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ANA NERY FURLAN MENDES | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANA NERY FURLAN MENDES | Orientador |
GUSTAVO MACHADO PRADO | Examinador Interno |
PAULO ROGERIO GARCEZ DE MOURA | Examinador Externo |
Resumo: As discussões sobre Currículo no contexto atual implicam em uma mudança nas
estruturas do ensino e nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores. O
currículo não é apenas um conceito, mas sim, uma construção cultural. Logo, é
preciso que as escolas intercruzem a realidade junto ao currículo estabelecido. Os
saberes dos professores são saberes que se relacionam com a experiência de vida,
a história profissional e sua relação com os alunos. Dessa forma, a Química é
fomentada pela busca de inovações, por meio de práticas pedagógicas como
medidas de desenvolvimento das teorias que envolvem o seu ensino, além de
estabelecer interações, apresentando um conjunto de conhecimentos, técnicas e
linguagem próprios. Conquanto, a busca para se alcançar uma interação entre teoria
e prática não é uma tarefa fácil, pois requer uma constante pesquisa e mudança nas
estratégias pedagógicas. Essa pesquisa objetivou sistematizar elementos que
promovam o desenvolvimento do Ensino de Química pelo professor na primeira
série do Ensino Médio. E, pela necessidade de uma concepção integrada de
currículo às práticas pedagógicas, privilegiou-se a abordagem qualitativa, a partir de
um estudo de caso e uma pesquisa documental, que permeou a análise de conteúdo
dos documentos oficiais, dos documentos produzidos pelos professores, das
observações de aulas e das entrevistas com professores regentes de Química. Os
resultados das análises sugerem que o Ensino de Química seja para a formação de
um cidadão crítico e não para formar químicos. No entanto, defendemos que o
excesso de conteúdos não favorece o aprendizado e nem forma um cidadão crítico.
Logo, o professor deve visar à busca de metodologias alternadas para concretizar a
aprendizagem da Química, fazendo com que os alunos da primeira série estejam
participando do seu próprio aprendizado sem deixar de lado o desenvolvimento do
saber científico químico. Portanto, a formação do professor é de extrema
importância para a condução do ensino. Assim, o Ensino de Química é uma ciência
que leva a pesquisa, que está presente em nosso cotidiano e a linguagem abordada
necessita está de acordo com a realidade dos alunos e da escola.