ANÁLISE COMPARATIVA DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO CBEE-ES
E NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM
Nome: LUANA DE CASTRO BARBOSA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/01/2017
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
GUSTAVO MACHADO PRADO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
KARINA SCHMIDT FURIERI | Suplente Externo |
KARINA CARVALHO MANCINI | Examinador Interno |
GUSTAVO MACHADO PRADO | Orientador |
DIÓGINA BARATA | Examinador Externo |
ANDREA BRANDÃO LOCATELLI | Suplente Interno |
Resumo: Esta pesquisa teve como foco fazer uma análise comparativa da disciplina Biologia
no Currículo Básico Escola Estadual do Espírito Santo (CBEE-ES) com a Matriz de
Referência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Adotamos, para a
realização deste estudo, a pesquisa documental, onde comparamos as
competências e habilidades da disciplina de Biologia destes dois documentos, bem
como o seu conteúdo. Além disso, realizamos uma pesquisa qualitativa, utilizando a
análise de conteúdo, através da aplicação de um questionário a professores de
Biologia que atuam em escolas estaduais do município de São Mateus-ES. Esta
etapa teve por objetivo verificar o conhecimento dos professores em relação à
disciplina de Biologia na Matriz do ENEM e no CBEE-ES. Foi observado que os
conteúdos de Biologia no CBEE-ES são compatíveis com os do ENEM. Entretanto,
na Matriz do ENEM o conteúdo vem de uma forma mais detalhada. Foi possível
perceber que os professores conhecem a proposta curricular estadual e reconhecem
os benefícios da proposta de interdisciplinaridade e contextualização do exame. Por
outro lado, suas condições de trabalho, entre outros fatores, dificultam seguirem
nessa direção. Constatou-se que a tendência de utilização do ENEM nos processos
seletivos para ingresso no Ensino Superior também tem gerado mudanças na
prática docente e, consequentemente, no processo de ensino-aprendizagem.