Desenvolvimento de ferramentas para o ensino de Biologia na educação básica

Resumo: Os professores de ciências são peças fundamentais no processo de implementação de estratégias que visem melhorar a qualidade do ensino nas escolas, pois, além de trabalharem o currículo, são mediadores no processo de inclusão científica, auxiliando a aproximar as ciências à realidade cotidiana do aluno. No contexto do ensino de Zoologia, há uma série de dificuldades, entre as quais podemos mencionar: a) professores com conhecimento resumido dos táxons; b) despreparo para a transposição didática; c) desconhecimento do uso de analogias; d) prática de ensino descontextualizada; e) desconhecimento de técnicas de ensino; f) falta de materiais didáticos e laboratórios apropriados; g) carência de modelos de aulas práticas sobre o tema; h) carência de formação continuada dos professores; i) falta de integração entre os assuntos abordados e de conhecimento das temáticas emergentes, contemporâneas da Zoologia. Neste momento em que estas carências no ensino de biologia se apresentam de maneira mais clara, entre elas a própria deficiência na formação dos professores, novas propostas metodológicas se fazem necessárias frente à urgência de aperfeiçoamento do ensino no Brasil. Diante disso, o presente projeto visa desenvolver ferramentas didáticas que possibilitem a melhoria da realização dos currículos de Ciências e Biologia – especificidades da zoologia- no ensino básico.

Data de início: 2015-02-03
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Colaborador Denise Souza do Nascimento
Coordenador Gustavo Machado Prado
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540