Desenvolvimento e aplicação de metodologias alternativas para uma aprendizagem significativa no ensino de Química
Resumo: A disciplina de química abordada no ensino médio por diversas vezes é vista como um assunto que não desperta o interesse dos estudantes, apesar de possuir um conteúdo vasto e que se encontra extremamente presente em nosso cotidiano. As aulas puramente expositivas tornam-se cansativas, desmotivando o aluno a participar e interagir, convertendo-os em meros espectadores do processo ensino-aprendizagem. O ensino da química se tornaria mais simples e agradável com a implementação de procedimentos didáticos alternativos. A fim de que o processo educativo seja tão eficiente quanto possível, a atual geração requer novas ferramentas metodológicas para não perder o foco do aprendizado. Deste modo é importante aplicar-se no processo educacional atual metodologias alternativas entre elas os jogos lúdicos, ferramentas audiovisuais, práticas laboratoriais com experimentos alternativos como forma de incentivar e estimular o interesse dos alunos pelas aulas de química, melhorando a compreensão dos conteúdos e alcançando uma aprendizagem concreta. Nesse contexto, o presente projeto tem como finalidade desenvolver e aplicar metodologias alternativas como recurso pedagógico para complementar as aulas tradicionais de Química das escolas de ensino médio do município de São Mateus. Com isso, pretende-se dinamizar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem em química.
Data de início: 01/08/2014
Prazo (meses): 48
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Aluno Mestrado | DEBORA LÁZARA ROSA |
Coordenador | ANA NERY FURLAN MENDES |