Ensino de Ciências da Natureza e Formação Continuada de Professores: Ações para o Fortalecimento do Trabalho Docente na Microrregião Nordeste do Estado do Espírito Santo
Resumo: Ensinar traz consigo a necessidade de pensarmos em metodologias que dinamizem a forma de se trabalhar o currículo, buscando abordagens que vão além das tradicionais e tecnicistas, fundamentando o ensino de Ciências da Natureza na Alfabetização Científica, de forma a assegurar aos estudantes o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, e objetivando o desenvolvimento da capacidade de atuação do estudante no e sobre o mundo. Para que seja possível a promoção do ensino de Ciências da Natureza pautado na Alfabetização Científica, é necessário voltarmos nossos olhares à formação continuada de professores do ensino básico e considerarmos suas inquietações e as dificuldades que enfrentam ao exercerem o ofício de ser professor. Com isso, ao discutirmos a articulação de ações de formação continuada de professores, devemos compreendê-las como um longo caminho de aprendizado, que deve estar em sintonia com as demandas de uma sociedade em transformação. Para
implementá-las, faz-se necessário que se busque parcerias entre instituições de ensino superior e os sistemas de ensino básico, no intuito de horizontalizar as relações entre universidade e escola pública, tendo em vista a construção e ressignificação de saberes, de modo cooperativo, através de uma postura ativa, crítica e reflexiva, expondo a importância de um trabalho que dialogue de forma igualitária em todos os âmbitos. Partindo desse pressuposto, o objetivo desta proposta é implementar e fortalecer ações de formação continuada de professores e extensão universitária na microrregião Nordeste do Espírito Santo, no intuito de fomentar práticas de ensino atreladas à educação em ciências. A parceria entre o Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/UFES), o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/UFES), o Instituto Federal do Espírito Santo (campus São Mateus) e redes e sistemas municipais e estadual de ensino da região, vem para suprir a necessidade de planejamento e realização de ações de formação continuada para professores, criando um ponto de convergência para a integração entre a educação básica e o conhecimento científico produzido. O resultado esperado para esta pesquisa é a melhoria na oferta de cursos de formação continuada para professores da área de Ciências da Natureza da microrregião nordeste do Espírito Santo, de modo que estes processos formativos contribuam significativamente para a promoção da Alfabetização Científica em sala de aula, e para a qualidade do ensino de Ciências da Natureza. Espera-se, também, que haja, a partir desta proposta, um direcionamento para que os currículos de Ciências da Natureza sejam pensados e discutidos sob o viés da formação pessoal, considerando a escola como um ambiente múltiplo, com alunos e professores de diversas origens e com diversas perspectivas de futuro.
Data de início: 01/02/2022
Prazo (meses): 24
Participantes:
Papel | Nome |
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Aluno Mestrado | ALEILDA OUVERNEY DE SOUZA |
Colaborador | EROS SILVA SPALLA |
Coordenador | GUSTAVO MACHADO PRADO |
Pesquisador | KARINA CARVALHO MANCINI |
Pesquisador | ISAQUE ALVES COIMBRA DA SILVA |