Agenda 21 Escolar: Recurso Pedagógico para Promoção de uma Educação Ambiental Transformadora, Emancipatória e Crítica

Nome: Maglis Vieira dos Santos
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 21/03/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Sandra Mara Santana Rocha Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Ana Nery Furlan Mendes Examinador Interno
Marcos da Cunha Teixeira Examinador Externo
Sandra Mara Santana Rocha Orientador

Resumo: A Agenda 21 é um plano de ações para o século XXI, pautada nos princípios da
sustentabilidade. Com a finalidade de promover uma educação ambiental
transformadora, emancipatória e crítica, a Agenda 21 escolar foi inserida no Colégio
Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado no município de Itamaraju-Ba. A
metodologia utilizada para a construção da Agenda 21 caracteriza-se como
pesquisa-ação de caráter qualitativo, uma vez que possui a missão de promover
transformações na sociedade. As etapas da Agenda 21 são constituídas pela
sensibilização, reflexão, diagnóstico, plano de ação e avaliação. Na sensibilização,
os membros da comunidade escolar foram motivados para participar da Comissão
de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA). Na fase da reflexão, os
problemas socioambientais, da escola e do entorno, foram analisados, com foco
local e global de degradação ambiental. Na fase do diagnóstico foram aplicados
questionários para 135 pessoas para avaliar as concepções de meio ambiente e
identificar os problemas socioambientais da escola e do entorno; na fase da ação,
foi construído um plano de ações com metas estabelecidas, priorizando-se a
sustentabilidade e a qualidade de vida e do ambiente; e, na fase da avaliação, a
comunidade escolar avaliou a eficácia do plano de ação. Os resultados encontrados
permitiram identificar que as concepções naturalista e antropocêntrica superam a
globalizante. Os problemas identificados e priorizados pela comissão de meio
ambiente foram: o descarte inadequado dos resíduos, a falta de cobertura da
quadra poliesportiva, o ensino descontextualizado e a desvalorização dos
profissionais não docentes por parte do poder público. A construção da Agenda 21
no Colégio Modelo - além de contribuir para ampliar a perspectiva transformadora,
emancipatória e crítica da educação ambiental – possibilitou a construção de um
espaço educador sustentável, na medida em que inclui a Agenda 21 em seu
projeto-político-pedagógico e correlaciona o trinômio: espaço, currículo e gestão.

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