Rotina e Instrumentos Pedagógicos na Educação Infantil: Para além da sala de aula
Nome: MÁRCIA PEREIRA WILDEMBERG
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/03/2016
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
REGINA CELIA MENDES SENATORE | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
AILTON PEREIRA MORILA | Examinador Interno |
ANDRESSA CESANA | Suplente Externo |
REGINA CELIA MENDES SENATORE | Orientador |
SANDRA MARA SANTANA ROCHA | Suplente Interno |
VALDETE CÔCO | Examinador Externo |
Resumo: A Educação Infantil, considerada a primeira etapa de ensino da Educação Básica, demanda um currículo diferenciado das demais modalidades de ensino, bem como, maneiras diferenciadas de se organizar o cotidiano nas instituições que atendem essa etapa. Rotina e instrumentos pedagógicos fazem parte desse universo educacional e são de grande relevância na organização do cotidiano escolar. Sendo assim, essa pesquisa estabeleceu como objetivos investigar as percepções das professoras no que se refere à execução da rotina e a utilização de instrumentos pedagógicos na sala de aula, analisando o que pensam sobre o assunto por meio de suas narrativas. A rotina e os instrumentos foram teorizados através de estudos de outros pesquisadores e tendo como aportes teóricos fundamentais os estudos de Barbosa (2000 e 2006); Vygotsky (2000; 2003 ; 2006; 2007); Luria (1988); Leontiev (1978 e 2005) dentre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa e utilizou como procedimento, para a coleta de dados, a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram professoras de instituições públicas e filantrópica do município de Pedro Canário - ES.