Uma experiência didática para aprendizagem de frações: Matemática para residentes de uma casa de passagem
Nome: JONAS JOSÉ CHEQUETTO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/02/2016
Orientador:
Nome | Papel |
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LÚCIO SOUZA FASSARELLA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANDRESSA CESANA | Coorientador |
LÚCIO SOUZA FASSARELLA | Orientador |
MOYSÉS GONÇALVES SIQUEIRA FILHO | Examinador Interno |
TÉRCIO GIRELLI KILL | Examinador Externo |
Resumo: Investiga quais aspectos podem emergir da realização de uma experiência didática na aprendizagem de frações com alunos da Educação Básica residentes da Casa de Passagem de São Mateus ES, uma instituição que abriga adolescentes em situação de vulnerabilidade social, caracterizada por fatores que provocam a perda de seus vínculos familiares. Configura uma pesquisa qualitativa baseada no estudo de caso do tipo etnográfico, organizada a partir da Engenharia Didática. Utiliza entrevistas, observação participante e diário de campo como principais instrumentos de coletas de dados. Identifica as concepções dos residentes sobre Matemática e sobre frações, bem como elabora, aplica e analisa uma sequência didática na aprendizagem de frações, pautada na Teoria das Situações Didáticas, no uso de Jogos e Materiais Manipuláveis como recursos didáticos, além de considerações atuais sobre o ensino e aprendizagem de frações. Ainda utiliza as contribuições para a Educação Matemática das concepções de DAmbrósio, no caminho de uma Educação Universal; de Freire, contrapondo Educação Bancária e Educação Problematizadora e de Skovsmose, na oposição ao Paradigma do Exercício e à Ideologia da Certeza. Os resultados ressaltam as implicações negativas da desestruturação familiar no aprendizado dos residentes, assim como a influência dos modelos tradicionais no ensino de Matemática, apontando para a contribuição de recursos didáticos, como jogos e materiais manipuláveis, na direção de uma Educação Problematizadora.