Modelagem Matemática como Ambiente de Aprendizagem e as Representações Emergidas de um Grupo de Alunos do Ensino Médio sobre suas Aulas de Matemática
Nome: ANDRÉ TESSARO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/11/2015
Orientador:
Nome | Papel |
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MOYSÉS GONÇALVES SIQUEIRA FILHO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ADEMIR DONIZETI CALDEIRA | Examinador Externo |
LÚCIO SOUZA FASSARELLA | Examinador Interno |
MOYSÉS GONÇALVES SIQUEIRA FILHO | Orientador |
ANDRESSA CESANA | Suplente Externo |
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM | Suplente Interno |
Resumo: Apresenta as reflexões de alguns estudos sobre modelagem na educação
matemática, destacando diferentes pontos de vista como, por exemplo, a não
obrigatoriedade em se construir um modelo propriamente dito. A partir de uma
pesquisa qualitativa de cunho etnográfico traz argumentos importantes que situam a
Modelagem Matemática como uma das possibilidades que se contrapõem ao
paradigma do exercício, ao considerar o aluno como agente ativo na construção do
seu conhecimento. Utiliza os instrumentos diário de campo, questionário e
entrevistas coletivas. Faz uso da categorização e da triangulação na análise dos
dados. Trata dos conceitos de representação, apropriação e prática, discutidos por
Roger Chartier e identifica quatro dimensões de representações emergidas de um
grupo de alunos, ingressantes no Ensino Médio de uma escola pública estadual,
sobre a aula de matemática, diante de atividades de Modelagem Matemática.