ALMIR QUEIROZ E AS ÁGUAS DO RIO CRICARÉ: INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA FREIRIANA NO ENSINO DE CIÊNCIAS À LUZ DA ABORDAGEM CTSA
Nome: LENISE QUEIROZ PEREIRA
Data de publicação: 28/03/2025
Orientador:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
ANA NERY FURLAN MENDES | Orientador |
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
ANA NERY FURLAN MENDES | Presidente |
CARLA SIRTORI | Examinador Externo |
GILMENE BIANCO | Examinador Interno |
Resumo: Este trabalho, de natureza qualitativa, tem como objetivo aplicar uma sequência didática fundamentada na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e na investigação temática de Freire, voltada para alunos do 5º ano do ensino
fundamental de uma escola pública de comunidade ribeirinha no município de São Mateus-ES. A pesquisa foi iniciada com base nas cinco etapas da investigação temática: i) levantamento preliminar; ii) análise situacional; iii) diálogos decodificadores; iv) redução temática; e v) trabalho em sala de aula. Após a definição da temática “água”, a sequência didática foi elaborada com base na abordagem CTSA e no método dos Três Momentos Pedagógicos, de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), buscando articular conteúdos científicos às vivências cotidianas dos alunos. Os resultados preliminares sugerem que as atividades realizadas estimularam a participação ativa dos alunos bem como o estímulo a posicionamentos críticos em relação aos problemas ambientais que ocorrem no rio Cricaré. Assim, esperamos que esta pesquisa contribua para a ampliação de perspectivas pedagógicas em comunidades ribeirinhas, sendo os resultados finais e análises mais detalhadas apresentados na conclusão da dissertação.