ALMIR QUEIROZ E AS ÁGUAS DO RIO CRICARÉ: INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA FREIRIANA NO ENSINO DE CIÊNCIAS À LUZ DA ABORDAGEM CTSA

Nome: LENISE QUEIROZ PEREIRA

Data de publicação: 28/03/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA NERY FURLAN MENDES Presidente
CARLA SIRTORI Examinador Externo
GILMENE BIANCO Examinador Interno

Resumo: Este estudo traz reflexões sobre o ensino de Ciências articulado à abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e aos pressupostos da Investigação Temática de Paulo Freire. O ponto de encontro entre essas perspectivas está na ênfase dada à participação ativa da sociedade. Nesse contexto, buscamos compreender como essa proposta pode contribuir para a aprendizagem de alunos de comunidades ribeirinhas, onde a relação dos estudantes com o meio ambiente e os saberes locais faz parte de sua vivência diária. A pesquisa teve como objetivo geral analisar as contribuições da implementação de uma sequência didática fundamentada na abordagem CTSA e na investigação temática de Freire no ensino de Ciências junto a alunos do 5º ano do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, realizada com 15 alunos de uma escola pública situada em uma comunidade ribeirinha no município de São Mateus-ES. A investigação seguiu as cinco etapas da Investigação Temática de Freire: i) levantamento preliminar; ii) análise situacional; iii) diálogos decodificadores; iv) redução temática; e v) trabalho em sala de aula, considerando o tema-gerador água. A sequência didática foi estruturada em cinco fases: i) a água na natureza; ii) distribuição da água na Terra e ciclos da água; iii) poluição da água; iv) usos e tratamento da água; e v) relações entre floresta e água, desenvolvida ao longo de 10 semanas. Planejamos as atividades com base nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002). Para a produção e análise dos dados, utilizamos questionários, registros em diário de bordo, atividades escritas dos alunos, gravações de áudio e registros fotográficos. Realizamos a interpretação dos resultados por meio de uma análise descritiva considerando três critérios principais: i) conhecimentos prévios dos alunos; ii) contribuições da sequência didática para a aprendizagem; e iii) posicionamento ambiental dos estudantes diante das discussões e práticas desenvolvidas. Os resultados sugeriram que os estudantes estão em processo de tomada de consciência sobre as questões ambientais que envolvem o rio Cricaré e seu cotidiano. Ao longo das atividades, os alunos passaram a problematizar a realidade em que vivem, articulando o conhecimento científico com os aspectos sociais de sua comunidade. Por meio do diálogo, das práticas e reflexões, as atividades propostas favoreceram uma aprendizagem significativa, permitindo que os alunos relacionassem os temas discutidos às suas experiências. Esse movimento, ainda em construção, demonstra que a aprendizagem não se limita à sala de aula, mas se reflete na maneira como os alunos passam a perceber e agir em sua própria comunidade. Além disso, este estudo pode inspirar outros educadores a considerarem questões próximas à vivência dos estudantes em suas práticas pedagógicas.

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