“Ensino da História do Brasil da Primeira República (1889-1930): uma experiência didática com o uso da fotografia
Nome: MILKA CHRISTINE GODINHO LOUREIRO JACOBSEN
Data de publicação: 30/05/2025
Banca:
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Papel |
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ALDIERIS BRAZ AMORIM CAPRINI | Examinador Externo |
ANDREA BRANDAO LOCATELLI | Examinador Interno |
UEBER JOSE DE OLIVEIRA | Presidente |
Resumo: O presente trabalho investigou o uso da fotografia, como experiência pedagógica no ensino de História do Brasil, no período denominado Primeira República (1889- 1930). Foram exploradas abordagens que ampliam as possibilidades para além do uso convencional do livro didático, buscando favorecer a aprendizagem por meio de múltiplas perspectivas e da análise crítica de diferentes fontes. O trabalho teve como referência as reflexões tecidas por Jörn Rüsen (2006) e Peter Lee (2006) que apontam que o aprendizado da História envolve mais do que apenas a memorização de fatos e datas; é um processo complexo que
busca desenvolver a compreensão crítica do passado e a construção de significado para a vida prática. Ou seja, aprender História deve ser um processo ativo e reflexivo, em que os estudantes se engajem com fontes históricas, debatam interpretações divergentes e construam suas próprias narrativas históricas. Os participantes da pesquisa foram os alunos das 3a séries do Ensino Médio, matriculados no ano de 2023 e 2024 do turno matutino, da Escola Estadual de Ensino Fundamental II e Médio “Wallace Castello Dutra, localizada em Guriri, no município de São Mateus – ES. O desenvolvimento do estudo seguiu uma abordagem qualitativa, participante e de perspectiva exploratória, utilizando fotografias produzidas pelos próprios estudantes como recurso para a análise de fatos históricos da Primeira República no Brasil. Os procedimentos de coleta de dados incluíram observações, questionário e análise de textos, sendo os dados organizados, categorizados e examinados por meio da Análise
Textual Discursiva, a fim de avaliar o potencial das práticas pedagógicas diferenciadas no processo de ensino-aprendizagem. Durante a atividade, observou-se que o uso da fotografia como recurso de mediação despertou o interesse dos estudantes e favoreceu a troca de percepções sobre o conteúdo trabalhado. As imagens produzidas permitiram a articulação entre as vivências
dos alunos e o passado, enriquecendo a construção de significados históricos. Os registros e as discussões indicaram uma ampliação da consciência histórica, em consonância com os referenciais de Rüsen e Peter Lee, ao possibilitar interpretações mais conectadas à realidade cotidiana dos estudantes.