A PRODUÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Nome: ELOISA DOS SANTOS ROSA

Data de publicação: 14/03/2025
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANA GOMES ALVES Examinador Externo
ISABEL MATOS NUNES Examinador Interno
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI Presidente

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as situações instauradas no planejamento e na aplicação dos jogos para estudantes com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista no AEE (Atendimento Educacional Especializado), levando em consideração as singularidades de aprendizagem dos estudantes pesquisados. Os jogos podem ser considerados uma estratégia pedagógica que contribui significativamente para o processo de aprendizagem diante das lacunas deixadas por um processo que priorize métodos tradicionais. O estudo ora proposto se desenvolveu na Sala de Recursos Multifuncionais – SRM, em uma escola Municipal que atende os Anos iniciais do Ensino Fundamental e transcorreu em quatro momentos: conhecimento do histórico escolar dos estudantes, participantes da pesquisa, por meio de entrevistas semiestruturadas com a professora do AEE e responsáveis legais; Observações das práticas pedagógicas e as interlocuções instauradas na Sala de Recursos Multifuncionais; Participação colaborativa nos planejamentos junto à professora do AEE para elaboração de jogos; Aplicação dos jogos com análise das minúcias dos processos de aprendizagem dos estudantes investigados. Participaram da pesquisa três estudantes com autismo, três estudantes com deficiência intelectual, uma professora do AEE e os responsáveis legais dos estudantes. A perspectiva histórico-cultural elaborada por Vigotski (2000a, 2000b, 2007, 2011, 2022) fundamentou o estudo ora proposto, diante de suas contribuições sobre o processo de aprendizagem da pessoa com deficiência, dando destaque para a importância de caminhos alternativos e recursos especiais. Vale ressaltar que em seu legado, Vigotski tem como principal perspectiva, a constituição da singularidade da pessoa que perpassa pela sua historicidade, bem como pelas relações sociais vivenciadas, singularidades estas que devem ser consideradas quando planejamos jogos pedagógicos para os estudantes com tempos e ritmos diferentes de aprendizagem. Conclui-se que jogos pedagógicos, pensados a partir das percepções e das singularidades dos estudantes, se apresentam como um elemento que contribui para o processo de aprendizagem dos estudantes com DI e TEA, pois possibilitam potencializar a aprendizagem de acordo com o campo de interesse e com desafios que venham ao encontro das habilidades e dificuldades dos estudantes.

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