A PRODUÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Nome: ELOISA DOS SANTOS ROSA

Data de publicação: 19/03/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANA GOMES ALVES Examinador Externo
ISABEL MATOS NUNES Examinador Interno
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI Presidente

Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar as situações instauradas no planejamento e na aplicação dos jogos para estudantes com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista no AEE (Atendimento Educacional Especializado), levando em consideração as singularidades de aprendizagem dos estudantes pesquisados. Os jogos podem ser considerados uma estratégia pedagógica que contribuem significativamente para o processo de aprendizagem diante das lacunas deixadas por um processo que prioriza métodos tradicionais. O estudo ora proposto se desenvolveu na Sala de Recursos Multifuncionais – SRM, em uma escola Municipal que atende os Anos iniciais do Ensino Fundamental e transcorreu em quatro momentos: conhecimento do histórico escolar dos estudantes, participantes da pesquisa, por meio de entrevistas semiestruturadas com a professora do AEE e
responsáveis legais; Observações das práticas pedagógicas e as interlocuções instauradas na Sala de Recursos Multifuncionais; Participação colaborativa nos planejamentos junto à professora do AEE para elaboração de jogos; Aplicação dos jogos com análise das minúcias dos processos de aprendizagem dos estudantes investigados. Participaram da pesquisa três estudantes com autismo, três estudantes com deficiência intelectual, uma professora do AEE e os responsáveis legais dos estudantes. Os referidos estudantes foram atendidos em grupos pré-definidos pela professora no início do ano letivo, de acordo com a proximidade do ano escolar em que estudavam, a partir das singularidades/características observadas em cada grupo e foram planejados coletivamente com a professora do AEE, jogos que viessem ao encontro a essas necessidades, tais como: Trilha digital, Tapa das profissões e Lince das profissões, confeccionados pela professora e pesquisadora, para posterior aplicação e análise. A perspectiva histórico-cultural elaborada por Vigotski (2000a, 2000b, 2007, 2011, 2022) fundamentou o estudo ora proposto, diante de suas contribuições sobre o processo de aprendizagem da pessoa com deficiência, dando destaque para a importância de caminhos alternativos e recursos especiais. Conclui se que jogos pedagógicos, pensados a partir das percepções e das singularidades dos estudantes, se apresentam como um elemento que contribui para o processo de aprendizagem dos estudantes com DI e TEA, pois possibilitam potencializar a aprendizagem de acordo com o campo de interesse e com desafios que venham ao encontro das habilidades e dificuldades dos estudantes.

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