TIKTOK NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FRAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Nome: MARINETE SANTANA WUTKE WELMER
Data de publicação: 18/12/2024
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ANDRESSA CESANA | Examinador Interno |
LAURO CHAGAS E SÁ | Examinador Externo |
VALDINEI CEZAR CARDOSO | Presidente |
Resumo: A dissertação investiga o potencial pedagógico do TikTok na aprendizagem do conceito de fração por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Justificada pela necessidade de abordar preocupações acerca do desempenho em matemática, a pesquisa adota uma abordagem inovadora, integrando o TikTok como recurso educacional auxiliar alinhado aos interesses dos alunos conectados digitalmente. O problema de pesquisa investiga as potencialidades pedagógicas da produção de vídeos por alunos no TikTok para a aprendizagem do conceito de fração. Os objetivos são explorar a eficácia do TikTok como recurso educacional para a aprendizagem do conceito de fração, avaliar o TikTok como recurso educacional e analisar a produção de vídeos por alunos acerca do tema. A metodologia adota uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória, envolvendo coleta de dados por meio da produção de vídeos, de entrevistas e das observações em duas turmas de 6º ano. A análise de dados foi feita por meio da triangulação e aplicação dos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia. Os resultados indicam uma melhoria na compreensão dos alunos, evidenciada pela clareza na explicação e aplicação prática dos conceitos. As considerações finais destacam a possível eficiência do TikTok como ferramenta auxiliar educacional para promover a aprendizagem do conceito de fração, ressaltando a importância de abordagens pedagógicas reflexivas e adaptativas. Pesquisas futuras podem explorar os possíveis impactos do TikTok em outras áreas do currículo de matemática e em diferentes níveis de ensino.