É fato ou fake? A química e as fake news no contexto da COVID-19

Nome: FERNANDO DALBÓ DURÃES

Data de publicação: 29/06/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA NERY FURLAN MENDES Presidente
DÉBORA SCHIMITT KAVALEK Examinador Externo
GILMENE BIANCO Examinador Interno

Resumo: As fake news, ou notícias falsas, são um fenômeno cada vez mais presente em nossa sociedade. Com o avanço da tecnologia, a disseminação de informações falsas tornou-se muito mais fácil e rápida. Esse fenômeno pode ter impactos significativos para a ciência, que é uma das áreas mais afetadas pelas fake news, pois informações falsas podem ser disseminadas sobre descobertas científicas, tratamentos médicos, vacinas e outros temas relacionados à saúde. A presente pesquisa buscou analisar uma proposta de ensino por investigação a partir do desenvolvimento do projeto “É fato ou fake? A Química e as fake news no contexto da pandemia da COVID-19”, além de contribuir para a compreensão e a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética, para se comunicar, acessar e disseminar informações. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa-ação, em que foi elaborada e aplicada uma sequência didática, construída a partir dos pressupostos de Freire para uma educação libertadora, e baseada na Dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual do Espírito Santo, localizada na zona urbana da cidade de São Mateus, ES, em duas turmas da 3ª série do ensino médio. Para promover um olhar investigativo e crítico dos estudantes, foi adotado o ensino por investigação, aliado à experimentação no Ensino de Química. Os dados foram coletados a partir de dois questionários, diário de bordo e gravação de áudio. A análise dos dados foi realizada utilizando a análise de conteúdo, proposta por Bardin. Durante a aplicação da pesquisa foi possível perceber que antes do desenvolvimento das atividades os alunos apresentavam uma ideia simples sobre o assunto, construído a partir de observações do cotidiano. Após a aplicação da sequência didática os alunos apresentaram um conhecimento científico sobre o assunto. Desta forma, verificou-se que houve a reestruturação do conhecimento dos estudantes, chegando-se à conclusão de que o Ensino por Investigação é uma abordagem de ensino que favorece a construção de conhecimento dos alunos.

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