O BRINCAR, OS BRINQUEDOS E JOGOS: MAOME E AS SUAS POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES

Nome: OLIVIA BISS MATHIAS

Data de publicação: 27/09/2022

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
REGINA CELIA MENDES SENATORE Presidente
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI Examinador Interno
SARAH DE OLIVEIRA LOLLATO Examinador Externo

Resumo: Esta dissertação investiga como o brincar, os brinquedos e jogos podem contribuir para o desenvolvimento de uma criança. A análise foi feita com a ajuda do participante da pesquisa Maome, nome fictício dado ao protagonista da pesquisa. Com cinco (05) anos de idade, veio encaminhado da Escola Municipal de Educação Infantil Girassol, no munícipio de Sooretama/ES para uma clínica psicológica com a queixa inicial de que estava apresentando dificuldades devido ao diagnóstico de autismo outorgado aos três (03) anos de idade e à falta de comunicação verbal. A pesquisa aconteceu em uma clínica psicológica na cidade de Sooretama/ES pelo método clínico, viés qualitativo com cinco (05) transcrições de vídeos, ou seja, durante os encontros a pesquisadora filmava e transcrevia os atendimentos. O brincar, os brinquedos e jogos foram analisados, assim como outras questões que foram surgindo no decorrer dos encontros com Maome. Os autores utilizados para o embasamento desta pesquisa são Kishimoto (1993; 2002; 2016), Vygotsky (1991; 2010), Brougère (2010), Kamii e Devries (1991) e Benjamin (2009), os quais trazem diversas contribuições sobre a temática. Assim, foi possível concluir que o brincar, os brinquedos e jogos são essenciais na fase infantil, sendo que estas ferramentas possibilitam e potencializam o desenvolvimento da criança.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540