PRÁTICAS DE LETRAMENTO MATEMÁTICO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nome: RAFAELA DOS SANTOS RIBEIRO

Data de publicação: 07/05/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI Examinador Interno
VALDINEI CEZAR CARDOSO Presidente
WELLINGTON PIVETA OLIVEIRA Examinador Externo

Resumo: A pesquisa em questão é de natureza qualitativa e tem como objetivo investigar as práticas de letramento matemático desenvolvidas em turmas de 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola municipal de São Mateus/ES, com destaque às potencialidades para o aprendizado em matemática. Estudos prévios ressaltam a relevância das práticas de letramento matemático no ambiente das salas de aula de Ensino Fundamental, além de salientar que a ausência dessas práticas pode conduzir a alunos desmotivados e carentes de senso crítico social. Além disso, tais estudos indicam que, frequentemente, o ensino da matemática ocorre de maneira convencional, uso constante dos livros didáticos, atividades em lousa e em folhas impressas. Como resultado de suas conclusões, esses trabalhos apontam a necessidade de que sejam desenvolvidas práticas de letramento matemático nas escolas e salas de aula com os estudantes. Dentro desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo responder a seguinte pergunta orientadora: Que práticas de letramento matemático emergem em turmas de 3º anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, de uma escola municipal de São Mateus (ES), que potencializam o aprendizado em matemática? Nesse sentido, a pesquisa se baseou em observações de aulas e na implementação das práticas. Para embasar teoricamente a pesquisa, foram selecionados os conceitos relacionados ao letramento, alfabetização da língua materna e letramento matemático. Sobre o letramento e a alfabetização, foram utilizados estudos de Soares (1998) e (2009) e Kleiman (1995). Em relação ao letramento matemático, foram consideradas as reflexões e ideias de Dante (2021), Fonseca (2004) e outros autores relevantes. Mediante a conclusão da pesquisa e análise das atividades desenvolvidas, foi possível compreender que as leituras e produções por meio dos livros utilizados, “O diabo dos números” e “A bruxa Zelda e os oitenta docinhos”, e as atividades do encarte publicitário, mercadinho, as situações-problemas e o enigma do elixir da juventude, foram relevantes para o desenvolvimento do letramento matemático, dos alunos do 3º ano.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540