IDENTIDADE CULTURAL E O CONGO CAPIXABA DE CARIACICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DA PRESCRIÇÃO AO DIÁLOGO
DOCENTE COLABORATIVO.
Nome: PATRICK GABRIELLI ALVES
Data de publicação: 05/12/2024
Orientador:
Nome | Papel |
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ANDREA BRANDAO LOCATELLI | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANDREA BRANDAO LOCATELLI | Presidente |
MARIANA POZATTI | Examinador Externo |
MARINA RODRIGUES MIRANDA | Examinador Interno |
Resumo: Este trabalho busca compreender a relação entre a produção de saberes docentes, especialmente sobre o Congo capixaba de Cariacica, na Educação Física Escolar, para ampliar o repertório de conhecimentos docentes por meio de práticas pedagógicas que valorizem esses saberes culturais. Analisou documentos normativos e refletiu as narrativas produzidas em um diálogo
colaborativo entre os docentes envolvidos no processo da pesquisa, ressaltando a importância de uma prática docente e um Ensino que reflitam as experiências socioculturais dos estudantes e promova um desenvolvimento pessoal e formativo mais equitativo. Refletir sobre as narrativas dos professores revela que compartilhar experiências e fomentar diálogos reflexivos enriquece a produção de saberes docentes, favorecendo novas abordagens educativas, novas possibilidades pedagógicas. Contudo, a rotina escolar e a falta de tempo muitas vezes tornam esses saberes invisíveis, o que pode ser superado através do contato colaborativo entre professores na escola. Essa troca de ideias não só desafia discursos limitadores, mas também propõe soluções que integram práticas educativas potentes. Apesar dos agentes externos e das demandas excessivas que comprometem o planejamento docente e causam um distanciamento com esta temática, a integração de manifestações culturais, como o Congo
capixaba, no Ensino oferece uma oportunidade abrangente para os estudantes desenvolverem seu pensamento crítico, sua subjetividade, sua leitura da realidade, sua autonomia e sua sensibilidade. E a produção de saberes docentes nesse contexto reflete um compromisso com a formação docente e a transformação do processo educativo e das práticas docentes.