A QUÍMICA DOS PLÁSTICOS: IMPACTOS E CONSCIENTIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Nome: GISELI WILL
Data de publicação: 29/11/2024
Banca:
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Papel |
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ANA NERY FURLAN MENDES | Examinador Interno |
GILMENE BIANCO | Presidente |
VILMA REIS TERRA | Examinador Externo |
Resumo: No ensino de Química, busca-se mediar o aprendizado de conceitos e teorias, utilizando-se os conhecimentos prévios dos estudantes como base para o desenvolvimento de saberes científicos, conferindo-lhes concretude e inteligibilidade. O emprego de polímeros sintéticos, especialmente dos materiais plásticos, apresenta grande relevância nesse contexto, pois, por integrarem o cotidiano, esses materiais permeiam os saberes dos estudantes e possibilitam a contextualização de diversos conteúdos. Além disso, esses materiais possuem propriedades, como leveza, resistência à água e maleabilidade, que são indispensáveis na vida contemporânea. Contudo, o consumo excessivo e o descarte inadequado resultam em graves problemas ambientais, uma vez que exigem um longo tempo para serem degradados na natureza. Assim, esta pesquisa objetiva identificar quais contribuições uma prática didática utilizando os plásticos recicláveis, a ser realizada com estudantes de duas turmas da segunda série do Ensino Médio, de uma escola estadual do município de São Mateus-ES, pode trazer para compreensão de conteúdos de Química e para o desenvolvimento da percepção ambiental acerca dos impactos causados pelo descarte inapropriado destes materiais. Para isso, a metodologia desta pesquisa parte de uma análise qualitativa, inicialmente, de cunho exploratório, por meio da aplicação de um questionário, analisado majoritariamente por meio do método de análise estatística descritiva, em seguida, com a execução de uma Sequência Didática, descrita e analisada por meio dos relatos do diário de bordo da pesquisadora, e, por fim, com uma entrevista semiestruturada, analisada por meio do método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). Os resultados indicaram que, após a Sequência Didática os participantes passaram a compreender melhor os diferentes tipos de plásticos e seus impactos ambientais, além de estabelecerem conexões entre os conteúdos de Química e o seu uso no cotidiano. Em suma, a prática didática foi eficaz para ampliar o conhecimento dos estudantes e promover conscientização crítica sobre a importância da reciclagem e do descarte adequado de materiais plásticos.