FAZER CERÂMICO: arte campesina e prática pedagógica transdisciplinar nas escolas do campo
Nome: SHIRLENE REOLLO JOAQUIM DOMICIANO
Data de publicação: 12/09/2022
Banca:
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Papel |
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GUSTAVO MACHADO PRADO | Examinador Interno |
SANDRO NANDOLPHO DE OLIVEIRA | Examinador Externo |
Resumo: Esta pesquisa defende o Fazer Cerâmico articulado com a teoria da Transdisciplinaridade para fundamentação de práticas pedagógicas em escolas do campo orientadas pela metodologia da Pedagogia da Alternância. Entendendo que o - Fazer cerâmico - pela sua abrangência e complexidade - é capaz de integrar saberes em estrutura disciplinar. A transdisciplinaridade e seus pilares metodológicos; Complexidade, Níveis de Realidade, Lógica do Terceiro Incluído podem fundamentar a Pedagogia da Alternância e otimizar sua metodologia ao abranger as revoluções científicas iniciadas no início do século XX e ainda pouco utilizadas enquanto conceitos, mas partes fundamentais da contemporaneidade. A pesquisa atende três grupos: educadores do campo (Grupo I), camponeses (Grupo II) e estudantes (Grupo III) .Se orienta fundamentalmente pelos princípios da Transdisciplinaridade e seus três pilares metodológicos organizados pelo físico Basarab Nicolescu, o Manifesto da Transdisciplinaridade (1999), no conceito de Pensamento Complexo de Edgar Morin,
em especial, nos livros Cabeça Bem Feita (2002), Introdução ao Pensamento Complexo (2011) e Ciência com Consciência (2002) e pelo método dialógico de ensino de arte denominado Abordagem Triangular idealizado pela educadora e
curadora Ana Mae Barbosa. A metodologia utilizada é a Pesquisa - Ação, em diálogo colaborativo com as participantes através da utilização de plano de estudo e do desenvolvimento de oficinas. Oficinas aqui entendidas como espaços de criação e produção coletiva de conhecimento onde se articula teoria e prática.