FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ASSENTAMENTO UNIÃO, CONCEIÇÃO DA BARRA/ES

Nome: SANDRA MADALENA VALENTIM DE SOUZA

Data de publicação: 27/04/2021

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDREA BRANDAO LOCATELLI Presidente
DEBORA SCHMITT KAVALEK Examinador Externo
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS Examinador Interno
JANINHA GERKE DE JESUS Examinador Externo

Resumo: A presente pesquisa é resultado da investigação teórica e prática desenvolvida no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem como objetivo compreender os
processos formativos dos professores, suas práticas pedagógicas e os saberes que mobilizam e constituem o trabalho docente na Escola Estadual de Ensino Fundamental Assentamento União, Conceição da Barra, Estado do Espírito Santo.
Surgiu pelas angústias e inquietações ao ouvir e presenciar as impactações causadas pela interferência do Estado/SEDU nos processos formativos da Pedagogia da Alternância nas Escolas de Assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais (MST). O aporte teórico dessa pesquisa fundamenta-se principalmente nos estudos de Tardif (2002) e Gauthier et al (2013), dentre outros autores que possibilitaram o aprofundamento e reflexões acerca da temática. Os mecanismos metodológicos adotados estão pautados e associados ao referencial teórico selecionado por meio das abordagens narrativas de Souza (2004, 2007) e as propostas de pesquisa qualitativa de caráter exploratório de Gil (2002, 2008). Utilizase, de instrumentos variados que alcancem as práticas e vozes oralizadas pelos sujeitos envolvidos, tanto individualmente, quanto coletivamente em seus fazeres cotidianos e na escuta das especificidades da Educação do Campo. O texto está
organizado em capítulos que tece reflexões referentes ao percurso histórico de lutas pela reformulação do currículo de formação de professores a partir do final da década de 1970 e início de 1980, posteriormente aborda-se a forma de organização do espaço escolar, os símbolos e suas funções na Educação do Campo, seguindo uma discussão da formação dos professores no cotidiano da profissão e da especificidade da Educação do Campo e da particularidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Assentamento União e da análise e interpretação dos dados. Os resultados indicam como experiência prática e pedagógica da Pedagogia da Alternância que a Educação do Campo e a formação de professores são base para a construção de práticas educativas que visam à formação profissional, pedagógica e política no contexto da Educação do Campo

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