A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Nome: JANYNE SOARES BRAGA PIRES

Data de publicação: 31/03/2021

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ÉRICA DUARTE SILVA Examinador Externo
GILMENE BIANCO Presidente
GUSTAVO MACHADO PRADO Examinador Interno

Resumo: O ensino de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental é permeado de desafios que afetam a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. De um lado, encontramos professores licenciados em Ciências, ministrando conteúdos de
Química e Física, sendo que, na maioria das vezes, sua formação não contemplou os saberes necessários, gerando desconforto ao ministrar tais conteúdos, agregado à utilização de metodologias de ensino que nem sempre promove uma
aprendizagem significativa. Do outro lado, encontramos o baixo interesse dos alunos pela disciplina, ocasionado pela difícil compreensão dos conteúdos estudados. Neste trabalho, foi desenvolvido um curso de formação continuada, realizado com
professores das redes municipal e estadual de São Mateus-ES, com o objetivo de ofertar formação complementar sobre o ensino de Química nas séries finais do Ensino Fundamental, abordando as práticas e as possibilidades para o ensino do
mesmo. A pesquisa foi realizada com o intuito de identificar as dificuldades no ensino de Química e Física, vivenciadas por professores de Ciências do EF,identificando as metodologias utilizadas e discutindo as concepções do ensino de Ciências abordadas na BNCC. Com os resultados obtidos, percebe-se uma divisão entre os professores que defendem a nova organização curricular proposta pela BNNC e os que não concordam. O ponto mais destacado é a redução e/ou retirada
de conteúdos essenciais no ensino de Ciências no Ensino Fundamental. O curso de formação proporcionou aos professores da rede estadual e municipal de ensino um momento de debate e discussões a respeito da BNCC, sobre os conteúdos de Física e Química, vistos ao longo do Ensino Fundamental, e as metodologias utilizadas no ensino de Ciências. Nota-se que os professores estão sempre em busca de estratégias para facilitar o processo ensino-aprendizagem.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540