TRABAHANDO A CULTURA MAKER NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUÇÃO DE MICROSCÓPIOS CASEIROS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CÉLULAS POR INVESTIGAÇÃO

Nome: ALINE BAZONI MOURA DE CARVALHO

Data de publicação: 13/08/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GUSTAVO MACHADO PRADO Examinador Interno
JOANA LÚCIA ALEXANDRE DE FREITAS Examinador Externo
KARINA CARVALHO MANCINI Presidente

Resumo: Objetivou-se avaliar a eficácia da utilização de microscópios caseiros construídos pelos estudantes, utilizando material de baixo custo e de fácil acesso, como ferramenta didática de aprendizagem em ciências, a fim de possibilitar a compreensão significativa das células. A pesquisa foi desenvolvida com 50 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal localizada no estado do Espírito Santo, na cidade de Sooretama. Portanto, a pesquisa se inicia a partir das dificuldades encontradas para realizar um trabalho no Ensino Fundamental, que busque levar à compreensão do funcionamento celular em uma escola desprovida de microscópios e de laboratório de ciências. A pesquisa consistiu na realização de resgate de conhecimentos prévios, sequência de ensino aplicada para reforçar a aprendizagem, confecção de microscópios caseiros, discussão e socialização do conhecimento e aplicação pós-teste para avaliar a aprendizagem adquirida. Foi realizada uma seleção e escolhidos três modelos de microscópios que foram construídos pelos estudantes utilizando materiais de fácil acesso, baseados em artigos encontrados na literatura. Os modelos construídos foram: microscópio de baixo custo utilizando capa de CD e dispositivo móvel, microscópio com garrafa pet e microscópio com caixa de papelão e dispositivo móvel. Após a construção dos modelos, foram feitas observações de células vegetais e animais, como o epitélio da cebola, células da epiderme do pimentão, células da mucosa da bochecha, flor de cajá entre outras. O microscópio construído com capa de CD obteve mais resultados positivos. De maneira geral os resultados mostraram que após a aplicação da proposta os estudantes conseguiram elaborar suas respostas de maneira afirmativa, sendo notório que a atividade desenvolvida foi bastante significativa e que os participantes compreenderam mais sobre o assunto de Biologia celular. Com a metodologia aplicada através desta pesquisa foi possível desenvolver aulas mais dinâmicas e atrativas para os estudantes, favorecendo a compreensão e aprendizagem do conteúdo que estava sendo trabalhado, tornando o estudante protagonista do processo de aprendizagem.

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