CLASSES MULTISSERIADAS: O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO,FORMAÇÕES E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO DA SEDE DO MUNICÍPIO DE NOVA VIÇOSA-BA

Nome: IAGO SANTOS DA SILVA

Data de publicação: 19/07/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DEBORA SCHMITT KAVALEK Examinador Externo
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS Presidente
GUSTAVO MACHADO PRADO Examinador Interno

Resumo: A Educação do Campo busca garantir a formação integral dos alunos que vivem no campo, proporcionando-lhes uma formação que considera aspectos sociais, culturais e econômicos. Entre as propostas formais de ensino, encontram-se as escolas multisseriadas, que abrigam alunos de diferentes séries, faixas etárias e níveis de aprendizagem, o que resulta em diversas opiniões negativas sobre sua eficácia educacional. É justamente esse estigma que leva essas escolas à precariedade. A partir disso, esta pesquisa objetivou investigar e conhecer a realidade escolar das classes multisseriadas do campo da sede do município de Nova Viçosa/BA no que se refere ao Projeto Político Pedagógico, às formações e as condições de trabalho dos professores. A motivação está fundamentada na necessidade de ampliar estudos sobre as multisséries, dado que estas desempenham um papel crucial para a educação dos sujeitos do campo. Tendo em vista o objetivo, delineou-se a seguinte questão de pesquisa: qual a realidade das classes multisseriadas do campo no que se refere ao Projeto Político Pedagógico, às formações e condições de trabalho dos professores da sede do município Nova Viçosa/Bahia? Para tanto, esta pesquisa recorreu à discussão teórica sobre questão agrária, educação do e no campo; a
Pedagogia da Alternância como estratégia pedagógica; as escolas multisseriadas e seu desafio no Brasil; a formação de professores que atuam nessas escolas. No arcabouço da pesquisa de natureza qualitativa do tipo etnográfico, a coleta de dados deste estudo foi realizada por meio de quatro vias: (1) análise documental do Projeto Político Pedagógico das escolas; (2) observação participante; (3) aplicação de um questionário para caracterizar os participantes da pesquisa; (4) uma entrevista semiestruturada com o diretor e coordenador e uma entrevista semiestruturada com quatro professoras. Os dados das entrevistas semiestruturadas foram submetidos à Hermenêutica para interpretar as falas dos participantes e, assim, discutir com o referencial teórico. Os resultados apontam que as escolas investigadas não possuem um Projeto Político Pedagógico específico que garanta de fato a educação do campo. As escolas que deveriam ser do campo seguem a mesma lógica das escolas urbanas. Isso pode resultar em exclusão e contribuir para a perda da identidade cultural e desvalorização dos conhecimentos locais. Além disso, foi identificado que os professores que atuam nessas escolas não tiveram formação específica. Os únicos cursos que realizaram seguem a lógica do paradigma urbanocêntrico. Verificou-seainda que, apesar de as escolas terem sido recentemente reformadas, elas carecem de infraestrutura e de materiais didáticos, o que prejudica o ofício de ensinar. Com base nessas constatações, esta pesquisa apresenta proposições que consideramos importantes para minimizar as dificuldades das escolas pesquisadas.

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