A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES FRENTE ÀS TECNOLOGIAS: O USO DOS VÍDEOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Nome: RAFAEL MELOTTI

Data de publicação: 02/04/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA NERY FURLAN MENDES Examinador Interno
LILIAN AKEMI KATO Examinador Externo
VALDINEI CEZAR CARDOSO Presidente

Resumo: As tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, com as mais variadas funções, seja no trabalho, estudo ou até mesmo no lazer. Dispositivos móveis, como os celulares, estão no alcance de praticamente toda população e, com eles, a facilidade em fotografar e filmar situações do dia a dia. No entanto, é notório um despreparo para levar situações corriqueiras, como a utilização destas tecnologias, para a sala de aula por parte dos professores. Neste sentido, a dissertação tem como objetivo principal identificar os impactos de uma formação continuada de professores de matemática do município de São Roque do Canaã, no que tange à utilização de vídeos digitais como recurso didático e outras tecnologias digitais, na atuação docente. Para que esse objetivo fosse atingido, foi realizada uma revisão bibliográfica a respeito do uso de tecnologias no ensino de matemática, fluência tecnológica pedagógica e formação continuada de professores. Posteriormente, após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa1, foi realizada uma formação continuada com os professores de matemática e professores de Atendimento Educacional Especializado sobre o uso de tecnologias no ensino de matemática, incluindo vídeos, durante quatro encontros. Além disso, entre o terceiro e o quarto encontro, o pesquisador observou algumas aulas de professores que participaram da formação, a fim de perceber quais foram os impactos causados por ela e como isso impactou na sua docência. Os dados coletados ao longo da pesquisa foram analisados segundo as lentes da análise discursiva, constatando que a formação ofertada trouxe impactos positivos para a atuação docente e o aprimoramento da Fluência Tecnológica Pedagógica dos participantes.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540