A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS INTERFACES EM ÁREAS DE ASSENTAMENTOS DO MUNICÍPIO DE PINHEIROS- ES
Nome: GILDETE ROSA DA SILVA
Data de publicação: 26/06/2024
Banca:
Nome | Papel |
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ADELAR JOAO PIZETTA | Examinador Interno |
ANDREA BRANDAO LOCATELLI | Examinador Interno |
DAMIAN SANCHEZ SANCHEZ | Examinador Interno |
ISABEL MATOS NUNES | Presidente |
KATIA GONÇALVES CASTOR | Examinador Externo |
Resumo: A temática apresentada nesse trabalho está relacionada com a política de educação especial e suas interfaces em áreas de Assentamentos do Municipio de Pinheiros- MST/ES e objetiva investigar de que forma ocorre a interface entre a educação
especial e a educação básica em uma escola de assentamentos no município de Pinheiros na perspectiva de uma educação inclusiva, compreendendo os limites e as possibilidades para a garantia do acesso, permanência e continuidade do público
vinculado à essa modalidade na escola pesquisada. De natureza qualitativa, o estudo tem como estratégia metodológica a sistematização de experiências, mediada pela pesquisa militante, tendo a dialética como caminho epistemológico. A sustentação teórica está ancorada nos fundamentos teóricos-metodológicos de autores como: Montoan (2003), Padilha (2007), Nunes (2016), Freire (1987, 1994, 1996,1997), Ponzo (2009) Caldart (1997, 2002), entre outros. A abrangência da pesquisa é uma escola de assentamento vinculada à SEDU e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra/MST e para sua realização serão utilizados como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O MST no ES reconhece a necessidade de aprofundar e ampliar esse debate nos espaços de formação de educadoras(es), nos assentamentos onde as escolas estão inseridas no sentido de qualificar as experiências educativas desenvolvidas compreendendo as ações de inclusão de pessoas com necessidades especiais, podendo significar a garantia do direito à educação desses sujeitos. A inserção dessa temática procura envolver os sujeitos (famílias, educadores, educandos) em suas práxis com o propósito de estabelecer o diálogo com outros espaços de luta, no intuito de contribuir com a construção de uma sociedade justa e com igualdade de oportunidades a todas as pessoas.